DSpace/Manakin Repository

Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEIXEIRA, B. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3393011045218594 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.contributor.referee1ID SANTA CRUZ, C. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9113071813441768 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-2236-190X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos sociais que engendram a manutenção da delicada situação de sobrecarga de trabalho que se faz vivenciada pelas mulheres que exercem à docência em instituições de ensino público em tempo integral, em meio ao conturbado contexto de precarização do trabalho feminino, consequência da lógica capitalista que expropria os corpos e condições de trabalho das professoras da educação básica na contemporaneidade. A questão problema deste estudo se situa na direção de entender: como as professoras da Escola Cidadã Integral Técnica enfrentam a dupla jornada de trabalho, e como esta sobrecarga reflete na sua convivência familiar? A metodologia utilizada foi qualitativa, por se voltar para a compreensão das narrativas das professoras, apoiadas no método sócio-histórico, com a aplicação de uma pesquisa qualitativa de campo na qual as sujeitas de estudo que compunham um singular grupo focal foram efetivamente escutadas por meio da estratégia metodológica do grupo focal com base no trabalho de Leny A. Bomfim Trad. Conclui-se que a lógica capitalista explora e expropria ainda mais a mulher que atua tanto no âmbito da formalidade, no caso das professoras da Escola Cidadã Integral Técnica, e nesse ponto tem a sua força de trabalho explorada, recebendo por isso uma quantia que pode ser considerada como irrisória, mas também e sobretudo a afeta no que vem a ser a esfera privada de sua vida, na qual, esta exerce um segundo trabalho que não é propriamente remunerado pela sociedade, este que compõem a função de cuidar dos filhos e da casa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-24
dc.description.abstract The general objective of this research is to understand the social mechanisms that influence the maintenance of the delicate situation experienced by women who teach in full-time public education institutions, amidst the troubled context presented by Brazilian society in the coming years. to be its contemporaneity. The problem question raised in this academic study is: How do the multiple social pressures that are inherent to the gender of educators negatively influence the full development of their professional activity. The methodology used was largely mixed, since it unifies the parameters of a bibliographical research, due to the elaboration of a theoretical framework whose development becomes crucial to situate the theme effectively developed, with the application of a field research in which the study subjects who made up a single control group were effectively heard. It is concluded that capitalist society further exploits the person of the woman who acts both within the scope of formality and at that point has her labor force exploited, but for this she receives an amount that can be considered as derisory, but also and above all the it affects what becomes the private sphere of her life in which she performs a second job that is not exactly remunerated by society, which comprises the function of caring for her children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227
dc.date.accessioned 2024-06-20T19:55:45Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T19:55:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Narrativas docentes pt_BR
dc.subject Capitalismo e educação pt_BR
dc.subject Remuneração docente pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano – professoras estaduais pt_BR
dc.subject Professoras da rede estadual - Paraíba pt_BR
dc.subject Mulheres e docência pt_BR
dc.subject Carga de trabalho – professoras pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica – professoras pt_BR
dc.subject Dupla jornada de trabalho – professoras pt_BR
dc.subject Teaching narratives pt_BR
dc.subject Capitalism and education pt_BR
dc.subject Teaching remuneration pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano – state teachers pt_BR
dc.subject Network teachers state - Paraíba pt_BR
dc.subject Women and teaching pt_BR
dc.subject Charge of work – teachers pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Technique – teachers pt_BR
dc.subject Double working hours - teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Narratives of teachers from the state network of Cariri Paraibano about work, remuneration and education in contemporary capitalism. pt_BR
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes. Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta