dc.creator.ID |
TEIXEIRA, B. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393011045218594 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTA CRUZ, C. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9113071813441768 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0003-2236-190X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos sociais que
engendram a manutenção da delicada situação de sobrecarga de trabalho que se faz
vivenciada pelas mulheres que exercem à docência em instituições de ensino público
em tempo integral, em meio ao conturbado contexto de precarização do trabalho
feminino, consequência da lógica capitalista que expropria os corpos e condições de
trabalho das professoras da educação básica na contemporaneidade. A questão
problema deste estudo se situa na direção de entender: como as professoras da
Escola Cidadã Integral Técnica enfrentam a dupla jornada de trabalho, e como esta
sobrecarga reflete na sua convivência familiar? A metodologia utilizada foi qualitativa,
por se voltar para a compreensão das narrativas das professoras, apoiadas no método
sócio-histórico, com a aplicação de uma pesquisa qualitativa de campo na qual as
sujeitas de estudo que compunham um singular grupo focal foram efetivamente
escutadas por meio da estratégia metodológica do grupo focal com base no trabalho
de Leny A. Bomfim Trad. Conclui-se que a lógica capitalista explora e expropria ainda
mais a mulher que atua tanto no âmbito da formalidade, no caso das professoras da
Escola Cidadã Integral Técnica, e nesse ponto tem a sua força de trabalho explorada,
recebendo por isso uma quantia que pode ser considerada como irrisória, mas
também e sobretudo a afeta no que vem a ser a esfera privada de sua vida, na qual,
esta exerce um segundo trabalho que não é propriamente remunerado pela
sociedade, este que compõem a função de cuidar dos filhos e da casa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-24 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this research is to understand the social mechanisms that
influence the maintenance of the delicate situation experienced by women who teach
in full-time public education institutions, amidst the troubled context presented by
Brazilian society in the coming years. to be its contemporaneity. The problem question
raised in this academic study is: How do the multiple social pressures that are inherent
to the gender of educators negatively influence the full development of their
professional activity. The methodology used was largely mixed, since it unifies the
parameters of a bibliographical research, due to the elaboration of a theoretical
framework whose development becomes crucial to situate the theme effectively
developed, with the application of a field research in which the study subjects who
made up a single control group were effectively heard. It is concluded that capitalist
society further exploits the person of the woman who acts both within the scope of
formality and at that point has her labor force exploited, but for this she receives an
amount that can be considered as derisory, but also and above all the it affects what
becomes the private sphere of her life in which she performs a second job that is not
exactly remunerated by society, which comprises the function of caring for her children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-20T19:55:45Z |
|
dc.date.available |
2024-06-20 |
|
dc.date.available |
2024-06-20T19:55:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalismo e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Remuneração docente |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano – professoras estaduais |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras da rede estadual - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e docência |
pt_BR |
dc.subject |
Carga de trabalho – professoras |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral Técnica – professoras |
pt_BR |
dc.subject |
Dupla jornada de trabalho – professoras |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching narratives |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalism and education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching remuneration |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano – state teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Network teachers state - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Women and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Charge of work – teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral Technique – teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Double working hours - teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Narratives of teachers from the state network of Cariri Paraibano about work, remuneration and education in contemporary capitalism. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes. Narrativas de professoras da rede estadual do
Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227 |
pt_BR |