dc.creator.ID |
SANTANA, V. D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0183561276426557 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6786946916201689 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Niedja Maria Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, N. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, José Luiz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERREIRA, José Luiz. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2532903444034533 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a
formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as)
orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o
referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento
da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram
a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE),
a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de
Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer
CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº
94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física
da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física
da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em
Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias
da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a
ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos
saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03-23 |
|
dc.description.abstract |
The present study has as its objective the training of teachers, specifically, the training
of Physical Education teachers, through the course of the same name at the
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aiming to investigate the basic
epistemological orientations of the aforementioned Course. The research adopts the
theoretical-methodological framework of dialectical historical materialism and the
document analysis procedure. The main documents chosen for this analysis were
Resolution No. 7, of March 31, 2004, of the National Council of Education (CNE),
Resolution No. 2, of July 1, 2015, the Opinion of the National Council of Education and
Higher Council of Education (CNE/CES) nº 400/2005, CNE/CES Opinion nº 255/2012,
Resolution Federal Council of Physical Education nº 94/2005, the Pedagogical Political
Project of the Degree in Physical Education course at UEPB (2007) and Pedagogical
Project for the Degree Course in Physical Education at UEPB (2016). It identifies, as
main results, that the Degree in Physical Education course at UEPB has its training
linked to the heritage of the European roots of Physical Education, based on the
positivist approach to science, resulting in an emphasis on automated and mechanical
gestures, with the objective to form healthy bodies that can improve worker
productivity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-21T14:56:51Z |
|
dc.date.available |
2024-06-21 |
|
dc.date.available |
2024-06-21T14:56:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções epistemológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Physical education course |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Conceptions epistemologica |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de educación física |
pt_BR |
dc.subject |
Concepciones epistemológico |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de educação |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training in the physical education course at the University State of Paraíba (UEPB): basic concepts. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación docente en la carrera de educación física de la Universidad Estado de Paraíba (UEPB): conceptos básicos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio tiene como objetivo la formación del profesorado, más concretamente, el
formación de profesores de Educación Física, a través del curso del mismo nombre en la
Universidad Estadual de Paraíba (UEPB), con el objetivo de investigar la
orientaciones epistemológicas básicas del citado Curso. La investigación adopta la
marco teórico-metodológico, el materialismo histórico dialéctico y el procedimiento
análisis de documentos. Los principales documentos elegidos para este análisis fueron
Resolución No. 7, de 31 de marzo de 2004, del Consejo Nacional de Educación (CNE),
Resolución No. 2, de 1 de julio de 2015, el Dictamen del Consejo Nacional de
Consejo de Educación y Educación Superior (CNE/CES) nº 400/2005, el Dictamen
CNE/CES nº 255/2012, Resolución Consejo Federal de Educación Física nº
94/2005, Proyecto Político Pedagógico de la Licenciatura en Educación Física
de la UEPB (2007) y Proyecto Pedagógico para la Licenciatura en Educación Física
de UEPB (2016). Señala, como principales resultados, que la Licenciatura en
La Educación Física en la UEPB tiene su formación ligada a la herencia de raíces europeas
de Educación Física, basado en el enfoque positivista de la ciencia, dando como resultado
énfasis en gestos automatizados y mecánicos, con el objetivo de formar cuerpos
que pueden mejorar la productividad de los trabajadores. |
pt_BR |