DSpace Repository

A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.

Show simple item record

dc.creator.ID SANTANA, V. D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0183561276426557 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6786946916201689 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Niedja Maria Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, N. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1022078411182508 pt_BR
dc.contributor.referee2 FERREIRA, José Luiz.
dc.contributor.referee2ID FERREIRA, José Luiz. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2532903444034533 pt_BR
dc.description.resumo Esse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as) orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº 94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-23
dc.description.abstract The present study has as its objective the training of teachers, specifically, the training of Physical Education teachers, through the course of the same name at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aiming to investigate the basic epistemological orientations of the aforementioned Course. The research adopts the theoretical-methodological framework of dialectical historical materialism and the document analysis procedure. The main documents chosen for this analysis were Resolution No. 7, of March 31, 2004, of the National Council of Education (CNE), Resolution No. 2, of July 1, 2015, the Opinion of the National Council of Education and Higher Council of Education (CNE/CES) nº 400/2005, CNE/CES Opinion nº 255/2012, Resolution Federal Council of Physical Education nº 94/2005, the Pedagogical Political Project of the Degree in Physical Education course at UEPB (2007) and Pedagogical Project for the Degree Course in Physical Education at UEPB (2016). It identifies, as main results, that the Degree in Physical Education course at UEPB has its training linked to the heritage of the European roots of Physical Education, based on the positivist approach to science, resulting in an emphasis on automated and mechanical gestures, with the objective to form healthy bodies that can improve worker productivity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
dc.date.accessioned 2024-06-21T14:56:51Z
dc.date.available 2024-06-21
dc.date.available 2024-06-21T14:56:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Concepções epistemológicas pt_BR
dc.subject Physical education course pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Conceptions epistemologica pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Curso de educación física pt_BR
dc.subject Concepciones epistemológico pt_BR
dc.subject Curso de educação
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training in the physical education course at the University State of Paraíba (UEPB): basic concepts. pt_BR
dc.title.alternative Formación docente en la carrera de educación física de la Universidad Estado de Paraíba (UEPB): conceptos básicos. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio tiene como objetivo la formación del profesorado, más concretamente, el formación de profesores de Educación Física, a través del curso del mismo nombre en la Universidad Estadual de Paraíba (UEPB), con el objetivo de investigar la orientaciones epistemológicas básicas del citado Curso. La investigación adopta la marco teórico-metodológico, el materialismo histórico dialéctico y el procedimiento análisis de documentos. Los principales documentos elegidos para este análisis fueron Resolución No. 7, de 31 de marzo de 2004, del Consejo Nacional de Educación (CNE), Resolución No. 2, de 1 de julio de 2015, el Dictamen del Consejo Nacional de Consejo de Educación y Educación Superior (CNE/CES) nº 400/2005, el Dictamen CNE/CES nº 255/2012, Resolución Consejo Federal de Educación Física nº 94/2005, Proyecto Político Pedagógico de la Licenciatura en Educación Física de la UEPB (2007) y Proyecto Pedagógico para la Licenciatura en Educación Física de UEPB (2016). Señala, como principales resultados, que la Licenciatura en La Educación Física en la UEPB tiene su formación ligada a la herencia de raíces europeas de Educación Física, basado en el enfoque positivista de la ciencia, dando como resultado énfasis en gestos automatizados y mecánicos, con el objetivo de formar cuerpos que pueden mejorar la productividad de los trabajadores. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account