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Modelagem de bateria de lítio-íon e estudo comparativo entre os métodos de estimação de estado de carga para veículos elétricos.

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dc.creator.ID GUEDES, W. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7613182740238770 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jaidilson Jó da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Da Silva, J. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9247322786251981 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor2ID Perkusich, A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6699829609793478 pt_BR
dc.contributor.referee2 GORGÔNIO, Kyller Costa.
dc.contributor.referee2ID GORGÔNIO, K. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7626416403074455 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho é abordado a representação das baterias de íons de lítio por meio de circuitos elétricos equivalentes, detalhando a forma de obter os parâmetros do circuito por neio de ferramentas computacionais. Também são apresentadas análises de metodologias de estimação de estado de carga de uma bateria de Lithium Nickel Manganese Cobalt (NMC) de um veículo elétrico comercial. O método de estimação coulomb couting estima o estado de carga da bateria baseado na integral da corrente elétric no tempo, apesar de ser simples, por ser de malha aberta, possui um erro acumulativo. As metodologias baseadas nos filtros de kalman proporcionam precisão a estimação a partir da covariância do sistema. Por fim o método machine learning proporciona do estado de carga de bateria de lítio a partir do histórico de dados. As metodologias foram comparadas entre si em termo de precisão acuracidade por meio de ferramentas da Mathworks e da linguagem de programação Python. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title Modelagem de bateria de lítio-íon e estudo comparativo entre os métodos de estimação de estado de carga para veículos elétricos. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-06
dc.description.abstract This work addresses the representation of lithium-ion batteries through equivalent electrical circuits, detailing how to obtain the circuit parameters using computational tools. Analyzes of methodologies for estimating the state of charge of a Lithium Nickel Manganese Cobalt (NMC) battery for a commercial electric vehicle are also presented. The coulomb couting estimation method estimates the battery's state of charge based on the integral of the electric current over time. Despite being simple, as it is open loop, it has an accumulative error. Methodologies based on Kalman filters provide accurate estimation based on the system's covariance. Finally, the machine learning method provides the lithium battery charge state from historical data. The methodologies were compared with each other in terms of accuracy using Mathworks tools and the Python programming language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36246
dc.date.accessioned 2024-06-21T17:47:05Z
dc.date.available 2024-06-21
dc.date.available 2024-06-21T17:47:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Baterias de lítio-íon pt_BR
dc.subject Baterias de íons de lítio pt_BR
dc.subject Estado de carga (SOC) pt_BR
dc.subject Battery management system (BMS) pt_BR
dc.subject Lithium-Ion batteries pt_BR
dc.subject State of charge (SOC) pt_BR
dc.subject Battery management system (BMS) pt_BR
dc.subject Sistema de gestión de batería (BMS) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUEDES, Walter Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Lithium-ion battery modeling and comparative study between State of charge estimation methods for electric vehicles. pt_BR
dc.title.alternative Modelización de baterías de iones de litio y estudio comparativo entre métodos de estimación del estado de carga de vehículos eléctricos. pt_BR
dc.identifier.citation GUEDES, Walter Barbosa. Modelagem de bateria de lítio-íon e estudo comparativo entre os métodos de estimação de estado de carga para veículos elétricos. 2024. 104 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36246 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo aborda la representación de baterías de iones de litio mediante circuitos eléctricos equivalentes, detallando cómo obtener los parámetros del circuito mediante herramientas computacionales. También se presentan análisis de metodologías para estimar el estado de carga de una batería de litio, níquel, manganeso y cobalto (NMC) para un vehículo eléctrico comercial. El método de estimación de coulomb estima el estado de carga de la batería a partir de la integral de la corriente eléctrica en el tiempo. A pesar de ser sencillo, al ser de bucle abierto, tiene un error acumulativo. Las metodologías basadas en filtros de Kalman proporcionan una estimación precisa basada en la covarianza del sistema. Finalmente, el método de aprendizaje automático proporciona el estado de carga de la batería de litio a partir de datos históricos. Las metodologías se compararon entre sí en términos de precisión utilizando herramientas Mathworks y el lenguaje de programación Python. pt_BR


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