dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação
feminina nas primeiras décadas do século XX na vila de Taperoá-PB. Especificamente,
procuramos analisar de que maneira educadoras e alunas exerciam e sofriam efeitos da
sociedade no seu contexto histórico e educacional. O que significava ser professora, aluna e
mulher? Como as mulheres eram educadas? A metodologia adotada teve por base o método
indiciário proposto por Ginzburg, quando então observamos nossas fontes (arquivos
escolares, fotos e jornais) procurando ler os indícios, os sinais para além do campo visível.
A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da
Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e
à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe,
esposa e dona-de-casa, constatamos também a incipiente inserção feminina num processo
social mais amplo: mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do
espaço público, avanços ligados ao acesso das meninas à da educação escolar e ao mercado
de trabalho por meio do magistério. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-26T12:01:18Z |
|
dc.date.available |
2024-06-26 |
|
dc.date.available |
2024-06-26T12:01:18Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História de Taperoá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Vila de Taperoá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Magistério |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres docentes - Taperoá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Método indiciário - Ginzburg |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
History of Taperoá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Taperoá Village - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Women teachers - Taperoá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Female education |
pt_BR |
dc.subject |
Evidence method - Ginzburg |
pt_BR |
dc.subject |
Women and education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Women teachers and female education: the case of Vila de Taperoá-PB in the first decades of the 20th century. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. A mulher docente e a educação feminina: O caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2, 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282 |
pt_BR |