DSpace/Manakin Repository

A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação feminina nas primeiras décadas do século XX na vila de Taperoá-PB. Especificamente, procuramos analisar de que maneira educadoras e alunas exerciam e sofriam efeitos da sociedade no seu contexto histórico e educacional. O que significava ser professora, aluna e mulher? Como as mulheres eram educadas? A metodologia adotada teve por base o método indiciário proposto por Ginzburg, quando então observamos nossas fontes (arquivos escolares, fotos e jornais) procurando ler os indícios, os sinais para além do campo visível. A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe, esposa e dona-de-casa, constatamos também a incipiente inserção feminina num processo social mais amplo: mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do espaço público, avanços ligados ao acesso das meninas à da educação escolar e ao mercado de trabalho por meio do magistério. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
dc.date.accessioned 2024-06-26T12:01:18Z
dc.date.available 2024-06-26
dc.date.available 2024-06-26T12:01:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História de Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Vila de Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Magistério pt_BR
dc.subject Mulheres docentes - Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Educação feminina pt_BR
dc.subject Método indiciário - Ginzburg pt_BR
dc.subject Mulheres e educação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject History of Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Taperoá Village - PB pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Women teachers - Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Female education pt_BR
dc.subject Evidence method - Ginzburg pt_BR
dc.subject Women and education pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Women teachers and female education: the case of Vila de Taperoá-PB in the first decades of the 20th century. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. A mulher docente e a educação feminina: O caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2, 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta