dc.creator.ID |
FERNANDES, J. J. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5587211804196083 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
SOUZA, A. Clarindo B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
|
dc.contributor.referee1ID |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0830455050602866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA JÚNIOR, José Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação trata dos antigos carnavais de rua da cidade de Juazeirinho- PB, entre as
décadas de 1950 e 1970. Sua história com a festividade se inicia no ano de 1918, cinco anos após sua
fundação como cidade. A partir disso, os habitantes de “Joaseiro”, como até então era chamada,
passam a realizar anualmente as comemorações carnavalescas. Com dinâmicas próprias, tinham como
principais blocos os: Bobos na Folia, Satanás no Frevo, bloco do Zé Pereira, Os Caçadores e o bloco
infantil As Bonequinhas, dentre outras dinâmicas particulares à cidade, como a organização das
famílias, a figura carnavalesca do Zé de Aurora, as perseguições dos papangus, corsos carnavalescos,
as bandas de música e o clube social JoazeiroClube. Entretanto, com o passar dos anos, a prática de
brincar carnaval entra em desuso, passando a ser pouco realizada na cidade, indo de uma prática
tradicional ao esquecimento. Nesse sentido, partindo dos relatos orais e das fotografias da época,
elaboramos nossa narrativa sobre esse passado carnavalesco, no sentido de responder: Por que uma
festa que fora tão praticada hoje é esquecida ou pouco lembrada? Nesse sentido, nosso trabalho tem
como principal abordagem a História Cultural, por tratarmos do âmbito das festividades, mas também
fazemos uso das discussões sobre memória, oralidade e fotografia. Teoricamente nos apoiamos nas
discussões sobre memória presentes em Jacques Le Goff (1990) e Maurice Halbwachs (1969).
Antônio Clarindo Barbosa de Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) e Roberto da
Matta (1983) para pensar o carnaval. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Entre memória e esquecimento: os antigos carnavais de rua da cidade de Juazeirinho-PB (1950-1970). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-23 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation deals with the old street carnivals in the city of Juazeirinho- PB, among the
decades of 1950 and 1970. Its history with the festivity begins in 1918, five years after its
foundation as a city. From then on, the inhabitants of “Joaseiro”, as it was called until then,
They begin to hold carnival celebrations annually. With their own dynamics, they had the
main blocks: Bobos na Folia, Satan no Frevo, Zé Pereira's block, Os Caçadores and the block
children's As Bonequinhas, among other dynamics particular to the city, such as the organization of
families, the carnival figure of Zé de Aurora, the persecutions of the papangus, carnival corsos,
the music bands and the social club JoazeiroClube. However, over the years, the practice of
playing carnival falls into disuse, becoming little practiced in the city, going from being a practice
traditional to oblivion. In this sense, based on oral reports and photographs from the time,
we elaborated our narrative about this carnival past, in order to answer: Why would a
Is the festival that was so popular today forgotten or little remembered? In this sense, our work has
Cultural History as the main approach, as we deal with the scope of festivities, but also
we make use of discussions about memory, orality and photography. Theoretically, we rely on the
discussions about memory present in Jacques Le Goff (1990) and Maurice Halbwachs (1969).
Antônio Clarindo Barbosa de Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) and Roberto da
Matta (1983) to think about carnival. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36283 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-26T12:05:48Z |
|
dc.date.available |
2024-06-26 |
|
dc.date.available |
2024-06-26T12:05:48Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Juazeirinho |
pt_BR |
dc.subject |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Esquecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Juazeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Carnival |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Forgetfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Olvido |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Jamilly Jessica Martins. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between memory and oblivion: the old street carnivals of city of Juazeirinho-PB (1950-1970). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entre la memoria y el olvido: los viejos carnavales callejeros de ciudad de Juazeirinho-PB (1950-1970). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Jamilly Jessica Martins. Entre memória e esquecimento: os antigos carnavais de rua da
cidade de Juazeirinho-PB (1950-1970). 2022. 132 fl. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36283 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La presente disertación trata de los antiguos carnavales callejero de la ciudad de Juazeirinho- PB1,
entre las décadas de 1950 y 1970. Su historia con la festividad se inicia en el año 1918, cinco años
después de su fundación como ciudad. A partir de esto, los habitantes de “Joaseiro”, como hasta
entonces era llamada, pasan a realizar anualmente las celebraciones carnavalescas. Con dinámicas
propias, tenían como principales bloques los: Bufones en la folía, Satán en el frevo2, bloque del Zé
Pereira, Los cazadores y el bloque infantil Las muñequitas, entre otras dinámicas particulares a la
ciudad, como la organización de las familias, la figura carnavalesca del Zé de Aurora, las
persecuciones de los papangus3, corsos carnavalescos4, las bandas de música y el club social Joazeiro
Club. Sin embargo, con los años, la práctica de jugar carnaval entra en desuso, pasando a ser poco
realizada en la ciudad, yendo de una práctica tradicional al olvido. En ese sentido, partiendo de los
relatos orales y de las fotografías de la época, elaboramos nuestra narrativa sobre ese pasado
carnavalesco, en el sentido de contestar: ¿Por qué una fiesta que había sido tan practicada hoy es
olvidada o poco recordada?En este sentido, nuestro trabajo tiene como principal abordaje la Historia
Cultural, por tratar del ámbito de las festividades, pero también hacemos uso de las discusiones sobre
memoria, oralidad y fotografía.Teóricamente nos apoyamos en las discusiones sobre memoria
presentes en Jacques Le Goff (1990) y Maurice Halbwachs (1969). Antônio Clarindo Barbosa de
Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) y Roberto da Matta (1983) para pensar el
carnaval. |
pt_BR |