DSpace/Manakin Repository

A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo No presente artigo, objetivamos promover uma discussão sobre as experiências socioculturais do grafite de muro – materializadas no discurso veiculado pelos sujeitos que produzem essa escrita urbana – a partir das contribuições teórico-metodológicas para a análise da realidade histórico-social, propostas pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson. Nessas reflexões, enfocaremos, prioritariamente, o conceito de experiência, que consideramos fundamental para a compreensão dessa prática juvenil. Para tanto, lançaremos mão de alguns exemplos de excertos lingüísticos do grafite, constitutivos do corpus analítico de nossa pesquisa de mestrado, subsidiada pela Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que versou sobre a construção discursiva do grafite de muro em Campina Grande – PB. Num primeiro momento, faremos uma breve contextualização de E. P. Thompson, quando enfatizaremos seu antagonismo ao estruturalismo althusseriano, ao mesmo tempo em que lançaremos mão da contribuição de Gramsci para esse debate. Em seguida, abordaremos em que termos se apresenta a perspectiva teórico-metodológica de Thompson, quando, finalmente, após identificarmos e situarmos os grupos escolhidos como objeto analítico, estabeleceremos um diálogo entre as contribuições trazidas por esse historiador e as manifestações sócio-discursivas do grafite de muro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296
dc.date.accessioned 2024-06-26T18:24:50Z
dc.date.available 2024-06-26
dc.date.available 2024-06-26T18:24:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Grafiteiros pt_BR
dc.subject Práticas discursivas - grafiteiros pt_BR
dc.subject Muros de grafite pt_BR
dc.subject Grafite de muro pt_BR
dc.subject Graffiti artists pt_BR
dc.subject Discursive practices - graffiti artists pt_BR
dc.subject Graffiti walls pt_BR
dc.subject Wall graffiti pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Angelina Maria Luna Tavares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The agency of the subject on graffiti walls: marks of experience in the discursive and social practices of graffiti artists. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Angelina Maria Luna Tavares. A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta