dc.description.resumo |
Numa linguagem cinematográfica num período de 1920 a 1940, este artigo tem como objeto de estudo o
fenômeno do Cangaço tendo como referência suas representações sociais.. O objetivo principal dessa
pesquisa é identificar as representações do banditismo social nos filmes estabelecendo uma relação entre
as reproduções cinematográficas e as ideologias presentes no período proposto. Temos então uma
discussão bibliografia do tema nos apontando para um cangaço heterogêneo; um período marcado por
levantes populares, no qual o cangaço pode ser discutido como reação a um sistema e também como
manutenção política de um sistema. O trabalho faz uma abordagem cultural do cangaço numa perspectiva
simbólica alheia e irredutível a da cultura dita ilustre, onde costumes populares estão num mundo à parte.
Neste sentido, leva-se em consideração a formação da identidade do bandido social a partir da referência
da cultura de violência; da economia do gado sob o sertanejo. Este debate nos faz refletir sobre a História
do Brasil numa perspectiva interpretativa na qual podemos dialogar com outras ciências a exemplo das
Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-26T18:58:04Z |
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dc.date.available |
2024-06-26 |
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dc.date.available |
2024-06-26T18:58:04Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematografia brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos do cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Banditismo social |
pt_BR |
dc.subject |
Representações sociais - cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian cinematography |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço speeches |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Social banditry |
pt_BR |
dc.subject |
Social representations - cangaço |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Emeson Tavares da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Brazilian cinematography and the production of cangaço discourses: Social Banditry and its representations (1920-1940). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Emeson Tavares da. A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: : interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 |
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