dc.description.resumo |
Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-27T11:02:29Z |
|
dc.date.available |
2024-06-27 |
|
dc.date.available |
2024-06-27T11:02:29Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki |
pt_BR |
dc.subject |
Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho |
pt_BR |
dc.subject |
História da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Historiadores e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
História e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e História |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema como documento histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura histórica de filme |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura cinematográfica da história |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki |
pt_BR |
dc.subject |
Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male |
pt_BR |
dc.subject |
History of Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Historians and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
History and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema as a historical document |
pt_BR |
dc.subject |
Historical film reading |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematic reading of the story |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher Macho |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
pt_BR |