DSpace/Manakin Repository

Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMARAL, N. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9717010232981011 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.description.resumo No contexto de pandemia da Covid-19 os professores de Sociologia das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco tiveram primeiramente, de forma emergencial, que se adaptarem para manter o atendimento pedagógico no ensino EAD e posteriormente se reinventarem para adequar suas práxis ao Ensino Remoto, evoluindo para o Ensino Híbrido com uma proposta mais clara e detalhada de Educação no contexto da pandemia. Esse contexto trouxe desafios inimagináveis para o sistema educacional do Brasil e do mundo que certamente deixará contribuições positivas ou negativas para a Educação. Com base nisso, essa pesquisa teve por objetivo construir um diagnóstico do ensino de Sociologia realizado nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES), da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP) durante o contexto da Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021, identificando os desafios enfrentados e as possibilidades de melhorias no ensino da disciplina a partir das experiências vividas pelos docentes. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa com utilização de questionário on line. O mesmo foi aplicado através do google forms. Ao final identificamos que existiram muitos desafios impostos aos professores no período da pandemia da COVID-19, entre eles se destacaram a falta de suporte material e de conhecimento para as aulas remotas e a dificuldade de adequação das aulas ao formato, entre outros. Mas também foi possível identificar alguns avanços como o investimento em material de suporte tecnológico para os professores e a ampliação do olhar dos professores para o uso das tecnologias na sala de aula. Concluiu-se ainda que mesmo com todo suporte tecnológico a disposição quem realmente fez a diferença foi a pré-disposição dos docentes em manter o contato dos estudantes com a escola e com isso minimizou, dentro das possibilidades, o prejuízo no processo de ensino aprendizagem, o trabalho do professor faz a diferença. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). pt_BR
dc.date.issued 2023-10-24
dc.description.abstract In the context of the Covid-19 pandemic, Sociology teachers at the State Technical Schools of Pernambuco had to first, on an emergency basis, adapt to maintain pedagogical service in distance learning and subsequently reinvent themselves to adapt their practices to Remote Teaching, evolving to Hybrid Learning with a clearer and more detailed proposal for Education in the context of the pandemic. This context brought unimaginable challenges to the educational system in Brazil and the world, which will certainly leave positive or negative contributions to Education. Based on this, this research aimed to build a diagnosis of Sociology teaching carried out in the State Technical Schools (ETES), of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP) during the context of the Covid-19 Pandemic, in the period 2020/2021, identifying the challenges faced and the possibilities for improvements in teaching the subject based on the experiences lived by teachers. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through research using an online questionnaire. The research was carried out using Google Forms. In the end, we identified that there were many challenges imposed on teachers during the COVID-19 pandemic period, including the lack of material support and knowledge for remote classes and the difficulty in adapting classes to the format, among others. But it was also possible to identify some advances such as investment in technological support material for teachers and the expansion of teachers' perspective on the use of technology in the classroom. It was also concluded that even with all the technological support available, what really made the difference was the willingness of teachers to maintain student contact with the school and thus minimize, within the possibilities, the damage to the teaching-learning process, the The teacher's work makes a difference. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348
dc.date.accessioned 2024-06-27T19:22:06Z
dc.date.available 2024-06-27
dc.date.available 2024-06-27T19:22:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Pandemia de COVID-19 pt_BR
dc.subject Educação em tempos de pandemia pt_BR
dc.subject Escolas Técnicas Estaduais – Pernambuco pt_BR
dc.subject Desafios de ensino – Sociologia pt_BR
dc.subject Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PE pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemic pt_BR
dc.subject State Technical Schools – Pernambuco pt_BR
dc.subject Teaching challenges – Sociology pt_BR
dc.subject Regional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMARAL, Niedson do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and possibilities in teaching Sociology in times of the COVID-19 pandemic in State Technical Schools (ETEs) of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP). pt_BR
dc.identifier.citation AMARAL, Niedson do Nascimento. Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). 2024. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta