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A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade

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dc.description.resumo A defesa dos direitos da criança e do adolescente tem sido frequentemente discutida em nossa sociedade, prioritariamente no ensejo das políticas públicas e nas conferências que tratam deste assunto. Mas, como lembra Szymanski (2005) nem sempre a individualidade da criança foi respeitada e muito tempo se passou em que ela era vista como um brinquedo para divertir os adultos ou ainda mero objeto sexual. Ao analisar a história da política da criança e do adolescente nos deparamos com situações de trabalho infantil, inserção precoce no universo adulto e práticas de infanticídio. Somente com as mudanças culturais ocorridas pelo crescimento da vida urbana a partir do século XV é que a criança passa a ser integrada na comunidade através da educação escolar e a ser tratada como indivíduo de direito, fato reforçado, no Brasil, pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1993 –lei 8.069/93- que passou a vigorar em 12 de outubro daquele mesmo ano. Cabe assim, ao Estado e a toda sociedade a preservação dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária (ECA, art. 4°). Este trabalho discute a identidade da criança fazendo uma apresentação sobre as singularidades dela e sua relação com a família, a escola e o meio social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372
dc.date.accessioned 2024-06-28T13:51:37Z
dc.date.available 2024-06-28
dc.date.available 2024-06-28T13:51:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade da criança pt_BR
dc.subject Criança e identidade pt_BR
dc.subject Direitos da criança pt_BR
dc.subject Meio social - crianças pt_BR
dc.subject Criança e escola pt_BR
dc.subject Criança e adultos pt_BR
dc.subject Família e crianças pt_BR
dc.subject Criança e sociedade pt_BR
dc.subject Child's identity pt_BR
dc.subject Child and identity pt_BR
dc.subject Children's rights pt_BR
dc.subject Social environment - children pt_BR
dc.subject Child and school pt_BR
dc.subject Child and adults pt_BR
dc.subject Family and children pt_BR
dc.subject Child and society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUERINO, Anmaina Andriola.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The child and the socio-cultural environment: multiple relationships and identity constitution pt_BR
dc.identifier.citation QUERINO, Anmaina Andriola. A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 pt_BR


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