dc.description.resumo |
A defesa dos direitos da criança e do adolescente tem sido frequentemente discutida em nossa sociedade, prioritariamente no ensejo das políticas públicas e nas conferências que tratam deste assunto. Mas, como lembra Szymanski (2005) nem sempre a individualidade da criança foi respeitada e muito tempo se passou em que ela era vista como um brinquedo para divertir os adultos ou ainda mero objeto sexual. Ao analisar a história da política da criança e do adolescente nos deparamos com situações de trabalho infantil, inserção precoce no universo adulto e práticas de infanticídio.
Somente com as mudanças culturais ocorridas pelo crescimento da vida urbana a partir do século XV é que a criança passa a ser integrada na comunidade através da educação escolar e a ser tratada como indivíduo de direito, fato reforçado, no Brasil, pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1993 –lei 8.069/93- que passou a vigorar em 12 de outubro daquele mesmo ano. Cabe assim, ao Estado e a toda sociedade a preservação dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária (ECA, art. 4°).
Este trabalho discute a identidade da criança fazendo uma apresentação sobre as singularidades dela e sua relação com a família, a escola e o meio social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
1 |
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dc.title |
A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-28T13:51:37Z |
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dc.date.available |
2024-06-28 |
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dc.date.available |
2024-06-28T13:51:37Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Identidade da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Meio social - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e escola |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e adultos |
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dc.subject |
Família e crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Child's identity |
pt_BR |
dc.subject |
Child and identity |
pt_BR |
dc.subject |
Children's rights |
pt_BR |
dc.subject |
Social environment - children |
pt_BR |
dc.subject |
Child and school |
pt_BR |
dc.subject |
Child and adults |
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dc.subject |
Family and children |
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dc.subject |
Child and society |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
QUERINO, Anmaina Andriola. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
The child and the socio-cultural environment: multiple relationships and identity constitution |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUERINO, Anmaina Andriola. A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 |
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