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Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo.

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dc.description.resumo Este resumo faz parte de um trabalho que teve e tem a pretensão de analisar a cultura e a identidade na autoria do sertanejo dentro da obra de Luiz Gonzaga – e como essa representação pode ser compreendida dentro da mundialização da cultura, pois percebemos na nossa realidade, apropriações dentro da música regional ou de “raiz”, apropriações, estas, realizadas com o fito de legitimar uma volta às origens da música regional. Optamos pelo recorte temporal dos anos 1940 até 1960, período que melhor retrata o objeto, que é analisar a obra de Luiz Gonzaga nos concentrando, basicamente, no caráter representativo do mesmo para com o sertanejo (a) e suas práticas culturais. A apropriação que o autor fez dos cantadores de feiras, dos “sambas” 1 que aconteciam nos sítios de sua infância. Discutindo como esta leitura foi gestada e veiculada pela nascente indústria do rádio, procurando compreender o significado que esse fenômeno representou para o cotidiano da época, como se organizou, e a partir de que meios, de que necessidades ele foi sendo imbuído, já que, ainda hoje, o cancioneiro popular é desconhecido pela maioria de nós. Assim, analisando os interesses que possibilitaram a ascensão da música tida por “regional” dentro do cenário nacional, sobretudo na época, onde o que mais se falava era sobre o progresso, o novo, o padrão internacional, e entendendo até que ponto o ideário moderno de ode as mudanças foi absorvidos pela realidade de 1940, é compreendida em seus dias. É interessante esse dualismo, onde ao mesmo tempo em que se almejam as mudanças, e se prega a necessidade delas, tem-se o medo, a insegurança, em que se faz necessária à manutenção de algo conhecido, algo legitimado, algo “sacramentado” pelo cotidiano. E, é ai que se começa a apropriação da cultura popular, visando uma identidade, visando o fortalecimento de um grupo, ou mesmo a sua criação, onde temos uma produção de estratégias e práticas culturais que visam à absorção de um grupo por outro enquanto possuidor de uma identidade nacional, no caso desse estudo do sertanejo(a) nordestino(a). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Música. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408
dc.date.accessioned 2024-07-02T15:16:51Z
dc.date.available 2024-07-02
dc.date.available 2024-07-02T15:16:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade - sertanejo pt_BR
dc.subject Luiz Gonzaga - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Sertanejo nordestino - cultura e identidade pt_BR
dc.subject Cultura e identidade - sertanejo nordestino pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Identity - backcountry pt_BR
dc.subject Luiz Gonzaga - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Northeastern backcountry - culture and identity pt_BR
dc.subject Culture and identity - northeastern country people pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Luiz Gonzaga: cunning and fallacies in the construction of countryman identity. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408 pt_BR


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