DSpace/Manakin Repository

Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, E. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9204685963035022 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Marinalva Valdivino dos.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract The research deals with the teaching of Mathematics in a multigrade class in the countryside and is anchored in studies on Rural Education and multigrade classes and the teaching of Mathematics in a critical perspective. The school participating in the research is located in a rural community in the municipality of Alagoa Grande-PB. We used document analysis as a methodological procedure to analyze the Mathematics activities recorded in a notebook of a student in the multigrade class of the 2nd and 3rd Year of Elementary School. We also carried out a semi-structured interview with the class teacher. The results of the study indicate that even though Mathematics activities were not identified in the student's notebook, the contextualization of activities with Coexistence with the Semi-Arid region may have been proposed by the teacher during other activities. We recommend carrying out future research on the topic, since multigrade schools in the countryside represent the resistance of peasants and the fight for an education that is socially referenced by rural people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
dc.date.accessioned 2024-07-02T15:52:59Z
dc.date.available 2024-07-02
dc.date.available 2024-07-02T15:52:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Ensino de Matmeática pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Turma multisseriada pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Multigrade class pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta