DSpace/Manakin Repository

Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. J. S. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1866218731281079 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-7228-2065 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3404444463361439 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa versa sobre os saberes tradicionais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, na perspectiva de estabelecer relações entre a produção de farinha da comunidade e o ensino de Matemática. Para compreender a temática, buscamos respostas à questão central: que relações podemos estabelecer entre os saberes tradicionais da comunidade quilombola na produção de farinha e o ensino de Matemática? A investigação teve por objetivo geral compreender como acontece a produção de farinha na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, com vista a estabelecer relações entre os saberes tradicionais e o ensino de Matemática, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar as práticas e os saberes da produção de farinha da comunidade quilombola; (ii) estabelecer relações entre os saberes da produção de farinha e o ensino de Matemática. O estudo foi realizado na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos com a participação de 02 mulheres camponesas que trabalham na produção de farinha, 01 estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental e 01 professor da Matemática da escola quilombola. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a matemática está presente nas atividades da produção da casa de farinha e que cabe a escola explorar esses ambientes, favorecendo aos alunos a oportunidade de aprender com os saberes ancestrais. O estudo abre possibilidades para estudar o papel do ensino de Matemática em comunidades quilombolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract The research focuses on the traditional knowledge of the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between the community's flour production and Mathematics teaching. To understand the theme, we seek answers to the central question: what relationships can we establish between the traditional knowledge of the quilombola community in flour production and the teaching of Mathematics? The general objective of the investigation was to understand how flour production occurs in the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between traditional knowledge and Mathematics teaching, followed by the specific objectives: (i) identify the practices and knowledge of flour production by the quilombola community; (ii) establish relationships between the knowledge of flour production and the teaching of Mathematics. The study was carried out in the Caiana dos Crioulos quilombola community with the participation of 02 peasant women who work in flour production, 01 student in the 9th year of Elementary School and 01 Mathematics teacher from the quilombola school. Date were produced through semi-structured interviews. The results indicate that mathematics is present in the production activities of the flour mill and that it is up to the school to explore these environments, giving students the opportunity to learn with traditional knowledge. The study opens up possibilities for studying the role of teaching Mathematics in quilombola communities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426
dc.date.accessioned 2024-07-02T21:11:53Z
dc.date.available 2024-07-02
dc.date.available 2024-07-02T21:11:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Saberes tradicionais pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Comunidade quilombola Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Caiana dos Crioulos – comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Traditional knowledge pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject Caiana dos Crioulos quilombola community pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Traditional knowledge of the Caiana dos Crioulos Community: relationship between flour production and Mathematics teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento. Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta