DSpace/Manakin Repository

De Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Câmara Cascudo acreditava ser este o povo nordestino, o qual alimentava a sua curiosidade sobre o mito, a superstição, o costume exótico incomum, mas natural. Pessoas que vivessem a referenciar tanto a morte, quanto o morto, numa mística de exacerbação aos símbolos míticos, folclóricos e tradicionais. Enfim, tudo que se relacionava com a etnografia norte rio grandense. Acreditava ainda que, posteriormente, outros intelectuais dariam valor aos registros feitos numa atmosfera de tolerância, mas de visível descaso (CASCUDO, 1941, 8). Na concepção de Câmara Cascudo, a cultura popular seria o saldo da sabedoria oral na memória coletiva, no entanto, seria difícil fixar suas distinções específicas, pois ambas exigem a retenção memorial. Atendem a experiência, têm bases universais e há um instinto de conservação para manter o patrimônio sem modificações sensíveis, uma vez assimilados. Acreditava ainda, não ser mais possível realizar estudos de maneira a separar a “‘cultura’ do ‘popular’”, uma vez que o Popular alcança os valimentos da curiosidade no plano da explicação originária sobre o Culto, o qual se coloca como heterogêneo e mutável. Essas investigações estavam nobilitando o Popular, as quais nunca concederam doutoramento aos seus estudiosos fieis. Marcos Silva (2003), nos mostra que através desses e de outros estudos, foram configuradas dimensões de sociabilidade do homem comum brasileiro, visíveis no cotidiano de alimentação, moradia e vestuário, nos rituais de nascimento e morte, nas identidades de gênero e faixa etária, em oralidade, gestos, lembranças, comemorações e tantas outras faces da condição humana. A retomada da discussão da obra de Câmara Cascudo no contexto atual é beneficiada por um vasto universo teórico metodológico das ciências sociais; que se redefiniu em diferentes rumos, em questões como cultura popular, multiplicidade de experiências e fazeres humanos. Do riso popular em Bakhtin, passando pelo pensamento selvagem em Lévi-Strauss, às análises de Carlo Ginzburg sobre a circularidade das culturas; aos debates da história vista de baixo, tão caros a Edward Thompson, discutindo a “economia moral da multidão”; como também a multifacetada história cultural de Roger Chartier. Com os estudos da oralidade, vêm sendo ensaiado a partir da antropologia, processos de transmissão das tradições orais, principalmente aquelas pertencentes a sociedades rurais, onde os modos de transmissão e conhecimento ainda transitam, de maneira relevante, pelos caminhos da oralidade. Nesse sentido, a obra de Câmara Cascudo, trata-se de um importante lócus de análises para as questões aqui abordadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title De Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36473
dc.date.accessioned 2024-07-05T00:25:08Z
dc.date.available 2024-07-04
dc.date.available 2024-07-05T00:25:08Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Luís da Câmara Cascudo - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Escrita e oralidade pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Cultura popular nordestina pt_BR
dc.subject Folclorista - Câmara Cascudo pt_BR
dc.subject Luís da Câmara Cascudo - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Writing and oral pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Northeastern popular culture pt_BR
dc.subject Folklorist - Câmara Cascudo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From How to Die Popular and Resurrect Erudite: The Aporia between writing and orality in the Work of Luís da Câmara Cascudo. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de. De Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 04: História Oral, Experiências e Perspectivas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36473 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta