DSpace/Manakin Repository

A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo [...] Podemos pensar com mais consistência acadêmica os percalços que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sofreu no decorrer do estabelecimento e construção do sistema de ensino brasileiro. Paulo Freire afirmava ser a EJA um meio político de libertação mediante a aquisição e inserção no mundo escrito e lido. Justamente por isso – por ser caráter libertador – diversas iniciativas oriundas do Estado objetivaram inviabilizar a sua efetivação, já que o processo de (se) educar pressupõe a compreensão da educação como uma forma de intervenção no mundo (FREIRE, 1996). Na Proposta Curricular para o 1o Segmento do Ensino Fundamental (BRASIL, 2007) encontramos um resgate histórico da EJA no contexto brasileiro a partir da década de 30, quando iniciou-se o processo de consolidação do sistema de ensino público no país. Para compreender melhor as circunstâncias contextuais que “inter-influenciaram” a instauração deste, faz-se necessário lançar um olhar retrospectivo na História da Educação do Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497
dc.date.accessioned 2024-07-05T17:46:15Z
dc.date.available 2024-07-05
dc.date.available 2024-07-05T17:46:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação de Jovens Adultos pt_BR
dc.subject História e Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject História da educação - Brasil pt_BR
dc.subject Educação brasileira - História pt_BR
dc.subject Young Adult Education pt_BR
dc.subject History and Education of Youth and Adults pt_BR
dc.subject History of education - Brazil pt_BR
dc.subject Brazilian education - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The History and meanings of Youth and Adult Education in Brazil: Processes, approaches, paradigms and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta