DSpace/Manakin Repository

A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Na contemporaneidade torna-se de primordial importância pensar na sustentabilidade do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. A adoção de uma visão planetária, sobretudo no campo da educação é essencial para preparar as futuras gerações para a preservação ambiental e a conscientização do papel que cada organismo desempenha na estrutura das comunidades juntamente com suas respectivas importâncias. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir, numa perspectiva educacional, a relação homem e meio ambiente a partir de um enfoque voltado para ecopedagogia. A ecopedagogia é uma vertente de ensino que difere das demais propostas por considerar, a partir de uma abordagem biocêntrica, o homem e todos os demais seres vivos em uma visão igualitária, se preocupando em mostrar a importância dos mesmos para as gerações futuras aportada numa visão centrada na sustentabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract To think about the planet’s sustainability as well as all living beings’ is promordial nowadays. The adoption of a planetary vision, mostly in the field of the education is essential to prepare the future generations for environmental preservation programs such as a global and ecological conscience, understanding the role that each organism carries out in the communities' structure with their respective importances. In this purport, the present article has for objective to discuss, in an educational perspective, the relationship between man and environment, approaching the values of the Ecopedagogy. The Ecopedagogy is a teaching side that differs of the others by considering the man and all the other living beings at a equalitarian vision that concerns in showing the importance of the biosphere and its attributes for the future generations, docked in a vision centered in the sustainability, based on a Biocentric approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
dc.date.accessioned 2024-07-05T18:50:25Z
dc.date.available 2024-07-05
dc.date.available 2024-07-05T18:50:25Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ecopedagogia pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Questões biocêntricas pt_BR
dc.subject Meios ambiente pt_BR
dc.subject Ecopedagogy pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject Biocentric issues pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
dc.creator NOIA, Noiana de Paula.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ecopedagogy in the context of the history of education: reflections on biocentric issues. pt_BR
dc.identifier.citation SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; NOIA, Noiana de Paula; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta