dc.description.resumo |
As experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
“Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-05T18:51:23Z |
|
dc.date.available |
2024-07-05 |
|
dc.date.available |
2024-07-05T18:51:23Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher e magistério |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias de professoras |
pt_BR |
dc.subject |
Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Memoirs |
pt_BR |
dc.subject |
Women and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' memories |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“I miss the little teacher”: identity and history of primary education in São José da Lagoa Tapada – PB in the 60s and 70s. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503 |
pt_BR |