DSpace/Manakin Repository

Os desafios enfrentados pelos professores do Programa EDUCARE no processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a inclusão de estudantes com distorção idade-série na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PAULINO, A. K. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0911935971223448 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.advisor1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SOUZA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee1 SOUZA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-7462-7541 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0552196179272237 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais, exprime como objeto de estudo realizar uma análise e constatar quais são os desafios atuais que os professores atuantes no programa EDUCARE enfrentam no processo de ensino e aprendizagem de alunos típicos e atípicos. Ao longo do trabalho refletimos sobre a inclusão dos estudantes que necessitam corrigir a distorção idade-série na educação básica, a partir de leituras que se debruçaram sobre fracasso escolar, educação especial na perspectiva inclusiva e politicas públicas. Trazemos como objetivos da pesquisa a) Investigar como acontece a inclusão de alunos em distorção idade-série; b) analisar as práticas pedagógicas voltadas para o programa EDUCARE; c) Constatar as dificuldades enfrentadas pelos docentes que lecionam imersos nessa proposta pedagógica. No que concerne ao método investigativo. Nosso estudo está significativamente entrelaçado a abordagem qualitativa, para a qual coletamos dados através da aplicação de um questionário semiestruturado com docentes atuantes na Escola Presidente Vargas, nas turmas do programa supracitado. A análise das respostas foi realizada de maneira crítica descritiva. Destacamos que este trabalho pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino do EDUCARE, como também para os sujeitos - agentes - que participaram do mesmo, fazendo assim uma educação inclusiva de qualidade e para todos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Os desafios enfrentados pelos professores do Programa EDUCARE no processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a inclusão de estudantes com distorção idade-série na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract This conclusion research for the Degree in Rural Education course, in the area of Human and Social Sciences, expresses the object of study to carry out an analysis and determine what are the current challenges that teachers working in the EDUCARE program face in the teaching and learning process of typical and atypical students. Throughout the work we reflected on the inclusion of students who need to correct the age-grade distortion in basic education, based on readings that focused on school failure, special education from an inclusive perspective and public policies. Our research objectives are: a) Investigating how the inclusion of students with age-grade distortion occurs; b) analyze the pedagogical practices aimed at the EDUCARE program; c) Identify the difficulties faced by teachers who teach immersed in this pedagogical proposal. Regarding the investigative method. Our study is significantly intertwined with the qualitative approach, for which we collected data through the application of a semi-structured questionnaire with teachers working at Escola Presidente Vargas, in the classes of the aforementioned program. The analysis of the responses was carried out in a critical descriptive manner. We highlight that this work intends to contribute to improving the quality of teaching at EDUCARE, as well as for the subjects - agents - who participated in it, thus creating an inclusive, quality education for everyone. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36506
dc.date.accessioned 2024-07-05T21:20:12Z
dc.date.available 2024-07-05
dc.date.available 2024-07-05T21:20:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa EUCARE – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Distorção idade série pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Docentes – desafios pt_BR
dc.subject Escola Presidente Vargas – Sumé - PB pt_BR
dc.subject EUCARE Program – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Age series distortion pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teachers – challenges pt_BR
dc.subject Escola Presidente Vargas – Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAULINO, Ana Karoliny Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges faced by EDUCARE Program teachers in the teaching-learning process: reflections on the inclusion of students with age-grade distortion in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation PAULINO, Ana Karoliny Barros. Os desafios enfrentados pelos professores do Programa EDUCARE no processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a inclusão de estudantes com distorção idade-série na educação básica. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36506 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta