dc.description.resumo |
O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva
implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o
Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais
Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma
monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado
com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é
descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria
Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos
conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009).
Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL,
1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do
autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia
(MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do
trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que
ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas
pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados,
verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas
disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio
acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao
letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de
companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos
relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria
Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a
necessidade de sua consolidação e ampliação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 |
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dc.date.accessioned |
2024-07-08T15:04:20Z |
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dc.date.available |
2024-07-08 |
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dc.date.available |
2024-07-08T15:04:20Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
CDSA UFCG - monitoria inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidades educacionais específicas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report - inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder - ASD |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
CDSA UFCG - inclusive monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Specific educational needs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mylena Vicente da. |
|
dc.creator |
SÁ, arolina Figueiredo de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 |
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