DSpace/Manakin Repository

A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
dc.date.accessioned 2024-07-08T15:04:20Z
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T15:04:20Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Relato de experiência - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject CDSA UFCG - monitoria inclusiva pt_BR
dc.subject Necessidades educacionais específicas pt_BR
dc.subject Inclusive monitoring pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Experience report - inclusive education pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder - ASD pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject CDSA UFCG - inclusive monitoring pt_BR
dc.subject Specific educational needs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mylena Vicente da.
dc.creator SÁ, arolina Figueiredo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta