DSpace/Manakin Repository

Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
dc.date.accessioned 2024-07-08T21:21:39Z
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T21:21:39Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Negro no livro didático pt_BR
dc.subject Representação iconográfica - negros - livro de História pt_BR
dc.subject Representações d enegros - livros didáticos pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject Black in the textbook pt_BR
dc.subject Iconographic representation - black people - History book pt_BR
dc.subject Representations of black people - textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
dc.creator LUIZ, Janailson Macêdo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta