dc.description.resumo |
O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados
pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das
escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído
basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos
como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação
com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material
didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo
educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é
conferido um caráter de verdade.
Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de
um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades
de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de
história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma
escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999
até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas
sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das
representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são
construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-08T21:21:39Z |
|
dc.date.available |
2024-07-08 |
|
dc.date.available |
2024-07-08T21:21:39Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Negro no livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Representação iconográfica - negros - livro de História |
pt_BR |
dc.subject |
Representações d enegros - livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Black in the textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Iconographic representation - black people - History book |
pt_BR |
dc.subject |
Representations of black people - textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. |
|
dc.creator |
LUIZ, Janailson Macêdo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534 |
pt_BR |