DSpace/Manakin Repository

A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6585751132289327 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.description.resumo Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que foi desenvolvido no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo-LEGECAMPO através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente no ensino de Geografia da Paraíba no ensino fundamental. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no ensino de Geografia da Paraíba. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir o recurso didático quebra-cabeça, com o tema “A Nova Regionalização da Paraíba” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract This monographic report presents research carried out in the area of Geography teaching and its relationship with Rural Education, which was developed within the scope of the actions of the Geography and Rural Education Teaching Laboratory-LEGECAMPO through the activities of the extension project “A Produção of Teaching Resources in Teaching Geography for Rural Schools''. When planning extension activities, we discussed the lack of teaching resources in the teaching of Geography, specifically in the teaching of Geography in Paraíba in elementary school. This lack of teaching resources gave rise to concerns about the need to build teaching resources with an emphasis on teaching Geography in Paraíba. In this way, our research aimed to build the puzzle teaching resource, with the theme “The New Regionalization of Paraíba” and report the experience of its application at the Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonsalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé-PB. To achieve our purpose, we used the qualitative research approach in the methodological process, participatory research to be more precise. In the end, we found that the application of the teaching resource in the classroom helped in the development of cognitive skills such as logical reasoning, concentration, visual perception and even motor coordination, in addition to being a fun way to both teach and understand students. , increasing the potential of teaching and learning, promoting teamwork, bringing better performance and engagement of the class in relation to Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
dc.date.accessioned 2024-07-08T21:29:28Z
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T21:29:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Recurso didático quebra-cabeça pt_BR
dc.subject Nova regionalização da Paraíba pt_BR
dc.subject Produção de recurso didático – quebra-cabeça pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Puzzle teaching resource pt_BR
dc.subject New regionalization of Paraíba pt_BR
dc.subject Production of teaching resource – puzzle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cicero Alisson Mota da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production and application of puzzles as a teaching resource to facilitate the understanding of the new regionalization of Paraíba in the teaching of Geography in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta