DSpace/Manakin Repository

Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho objetiva discutir as relações históricas de deficiência e competência dos educandos de camadas populares (desfavorecidos) no processamento da leitura em turma do PROVEST- Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário, na UFCG, especificamente no Campus de Cajazeiras. Nosso objetivo ao trabalhar as relações históricas de deficiência e competência no que se refere ao processo da leitura dos alunos menos favorecidos é mostrar a importância da linguagem enquanto mecanismo de comunicação para transmissão de conhecimento. São feitos alguns questionamentos voltados para possíveis problemas e causas relacionadas à condição de inferioridade de conhecimento enciclopédico dos educandos. De igual modo, é de nosso interesse apontar algumas de suas dificuldades em lidar com conteúdos de leitura e gramática de forma contextualizada. Em seguida, para a construção do texto buscamos ancorar as reflexões no que fala Soares (2000) sobre a educação formal ser ou não privilégio de todos. Para tanto, a relação entre linguagem e cultura é o elemento norteador segundo o qual a nossa abordagem busca admitir como ideológica a utilização da linguagem em contextos de ajuda a grupos ditos deficientes. Sentimos a necessidade de tecer algumas considerações a respeito da formação profissional do corpo docente do PROVEST, as condições da escola enquanto espaço social democrático, a educação compensatória destinada aos alunos do PROVEST, isto é, que não conseguiram atingir os padrões de acesso na sociedade, bem como, a importância da leitura e a escrita para a formação dos educandos de um modo geral, são os elementos dos quais nos ocuparemos neste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537
dc.date.accessioned 2024-07-08T21:31:23Z
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T21:31:23Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Competência - leitura pt_BR
dc.subject Deficiência de leitura pt_BR
dc.subject Educação formal pt_BR
dc.subject Linguagem e cultura pt_BR
dc.subject PROVEST - Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário - UFCG pt_BR
dc.subject Pré-vestibular Solidário - UFCG - PROVEST pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Skill - reading pt_BR
dc.subject Reading disability pt_BR
dc.subject Formal education pt_BR
dc.subject Language and culture pt_BR
dc.subject PROVEST - Solidarity Pre-Entrance Preparation Course - UFCG pt_BR
dc.subject Solidarity pre-entrance exam - UFCG - PROVEST pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Jamila Cristian Abreu.
dc.creator SILVA, Maria Josany da Costa.
dc.creator MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical relationships between disability and competence in reading processing. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Jamila Cristian Abreu; SILVA, Maria Josany da Costa; MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta