dc.description.resumo |
Este trabalho objetiva discutir as relações históricas de deficiência e competência dos
educandos de camadas populares (desfavorecidos) no processamento da leitura em turma do
PROVEST- Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário, na UFCG, especificamente no
Campus de Cajazeiras.
Nosso objetivo ao trabalhar as relações históricas de deficiência e competência no que
se refere ao processo da leitura dos alunos menos favorecidos é mostrar a importância da
linguagem enquanto mecanismo de comunicação para transmissão de conhecimento. São
feitos alguns questionamentos voltados para possíveis problemas e causas relacionadas à
condição de inferioridade de conhecimento enciclopédico dos educandos. De igual modo, é de
nosso interesse apontar algumas de suas dificuldades em lidar com conteúdos de leitura e
gramática de forma contextualizada.
Em seguida, para a construção do texto buscamos ancorar as reflexões no que fala
Soares (2000) sobre a educação formal ser ou não privilégio de todos. Para tanto, a relação
entre linguagem e cultura é o elemento norteador segundo o qual a nossa abordagem busca
admitir como ideológica a utilização da linguagem em contextos de ajuda a grupos ditos
deficientes.
Sentimos a necessidade de tecer algumas considerações a respeito da formação
profissional do corpo docente do PROVEST, as condições da escola enquanto espaço social
democrático, a educação compensatória destinada aos alunos do PROVEST, isto é, que não
conseguiram atingir os padrões de acesso na sociedade, bem como, a importância da leitura e
a escrita para a formação dos educandos de um modo geral, são os elementos dos quais nos
ocuparemos neste trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537 |
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dc.date.accessioned |
2024-07-08T21:31:23Z |
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dc.date.available |
2024-07-08 |
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dc.date.available |
2024-07-08T21:31:23Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Competência - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação formal |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem e cultura |
pt_BR |
dc.subject |
PROVEST - Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pré-vestibular Solidário - UFCG - PROVEST |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Skill - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading disability |
pt_BR |
dc.subject |
Formal education |
pt_BR |
dc.subject |
Language and culture |
pt_BR |
dc.subject |
PROVEST - Solidarity Pre-Entrance Preparation Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity pre-entrance exam - UFCG - PROVEST |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Jamila Cristian Abreu. |
|
dc.creator |
SILVA, Maria Josany da Costa. |
|
dc.creator |
MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historical relationships between disability and competence in reading processing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Jamila Cristian Abreu; SILVA, Maria Josany da Costa; MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537 |
pt_BR |