dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-09T15:04:12Z |
|
dc.date.available |
2024-07-09 |
|
dc.date.available |
2024-07-09T15:04:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira e História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História - Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Representações do negro - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Representações gráficas - negros - livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - representações em livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livros didáticos -História |
pt_BR |
dc.subject |
Iconografia étnica negra - livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian Culture and History of Education |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Representations of black people - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic representations - black people - textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - representations in textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - History |
pt_BR |
dc.subject |
Black ethnic iconography - textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALEIXO, Ramon Alcântara. |
|
dc.creator |
SILVA, Wagner Tavares da. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 |
pt_BR |