Dépôt DSpace/Manakin

Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
dc.date.accessioned 2024-07-09T15:04:12Z
dc.date.available 2024-07-09
dc.date.available 2024-07-09T15:04:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira e História da Educação pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Livro didático de História - Ensino Médio pt_BR
dc.subject Representações do negro - livro didático pt_BR
dc.subject Representações gráficas - negros - livros didáticos pt_BR
dc.subject Negros - representações em livros didáticos pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos -História pt_BR
dc.subject Iconografia étnica negra - livros didáticos pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian Culture and History of Education pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject History textbook - High School pt_BR
dc.subject Representations of black people - textbook pt_BR
dc.subject Graphic representations - black people - textbooks pt_BR
dc.subject Blacks - representations in textbooks pt_BR
dc.subject Textbook analysis - History pt_BR
dc.subject Black ethnic iconography - textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEIXO, Ramon Alcântara.
dc.creator SILVA, Wagner Tavares da.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook. pt_BR
dc.identifier.citation ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte