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O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.

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dc.description.resumo Poderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
dc.date.accessioned 2024-07-10T17:33:09Z
dc.date.available 2024-07-10
dc.date.available 2024-07-10T17:33:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Professores de História - discursos pt_BR
dc.subject Currículo - História pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject History teachers - speeches pt_BR
dc.subject Curriculum - History pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters for High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
dc.creator OLIVEIRA, Roberta Lopes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (Re)thinking about teaching history: the discourse of educators and the thematic axes. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572 pt_BR


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