dc.description.resumo | Este texto discute sobre a formação continuada de professores e professoras, destacando seus desafios e perspectivas diante da diversidade étnica-racial e cultural vivenciada no espaço da escola. Focalizando o trabalho docente e a questão da diversidade, nosso objetivo é discutir sobre o ensino de História, a partir da aplicação da Lei 11.645/2008, antes 10.639/2003, que determina para o contexto da educação, conteúdos sobre História da África e da cultura afro-brasileira. Entendemos que na educação básica, o docente, em sua prática pedagógica convive com múltiplas realidades identitárias e étnicas. Para propiciar uma educação inclusiva dos sujeitos educativos negros e negras, é fundamental criar a eminência de um ensino de História dialógico e fomentador do respeito às diferenças étnicas e identitárias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575 | |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T17:39:20Z | |
dc.date.available | 2024-07-10 | |
dc.date.available | 2024-07-10T17:39:20Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Negros - questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial diversity | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Blacks - ethnic-racial issues | pt_BR |
dc.subject | History of Africa | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial issues | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Thinking about teaching history from the perspective of ethnic-racial diversity and continuing education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575 | pt_BR |