DSpace/Manakin Repository

Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este texto discute sobre a formação continuada de professores e professoras, destacando seus desafios e perspectivas diante da diversidade étnica-racial e cultural vivenciada no espaço da escola. Focalizando o trabalho docente e a questão da diversidade, nosso objetivo é discutir sobre o ensino de História, a partir da aplicação da Lei 11.645/2008, antes 10.639/2003, que determina para o contexto da educação, conteúdos sobre História da África e da cultura afro-brasileira. Entendemos que na educação básica, o docente, em sua prática pedagógica convive com múltiplas realidades identitárias e étnicas. Para propiciar uma educação inclusiva dos sujeitos educativos negros e negras, é fundamental criar a eminência de um ensino de História dialógico e fomentador do respeito às diferenças étnicas e identitárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575
dc.date.accessioned 2024-07-10T17:39:20Z
dc.date.available 2024-07-10
dc.date.available 2024-07-10T17:39:20Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais - ensino de História pt_BR
dc.subject Negros - questões étnico-raciais pt_BR
dc.subject História da África pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.subject Ethnic-racial diversity pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations - History teaching pt_BR
dc.subject Blacks - ethnic-racial issues pt_BR
dc.subject History of Africa pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Ethnic-racial issues pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thinking about teaching history from the perspective of ethnic-racial diversity and continuing education. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta