Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este texto discute sobre a formação continuada de professores e professoras, destacando seus desafios e perspectivas diante da diversidade étnica-racial e cultural vivenciada no espaço da escola. Focalizando o trabalho docente e a questão da diversidade, nosso objetivo é discutir sobre o ensino de História, a partir da aplicação da Lei 11.645/2008, antes 10.639/2003, que determina para o contexto da educação, conteúdos sobre História da África e da cultura afro-brasileira. Entendemos que na educação básica, o docente, em sua prática pedagógica convive com múltiplas realidades identitárias e étnicas. Para propiciar uma educação inclusiva dos sujeitos educativos negros e negras, é fundamental criar a eminência de um ensino de História dialógico e fomentador do respeito às diferenças étnicas e identitárias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-10T17:39:20Z |
|
dc.date.available |
2024-07-10 |
|
dc.date.available |
2024-07-10T17:39:20Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - questões étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - ethnic-racial issues |
pt_BR |
dc.subject |
History of Africa |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial issues |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thinking about teaching history from the perspective of ethnic-racial diversity and continuing education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée