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Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba.

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dc.description.resumo As ações afirmativas e a criação de políticas de inserção social são questões que fazem parte de uma discussão acerca da ampliação dos espaços de cidadania, dentre eles o acesso à educação superior. Na esfera da educação, a suposta igualdade de oportunidades legitima desigualdades históricas no Brasil. Nesse contexto, a população rural é colocada ainda em uma situação de inclusão social adversa em termos de acesso à instrução formal, notadamente em relação ao nível superior de ensino. A aplicação de políticas públicas específicas para estes grupos pode alterar essa situação. Na tentativa de diminuição dessas lacunas educacionais foram criadas pelo Estado diversas iniciativas, a exemplo das chamadas ações afirmativas que têm como objetivo oferecer uma educação diferenciada agregando demandas dos afro-descendentes, dos indígenas, dos portadores de necessidades especiais, dos povos do campo. As políticas de ação afirmativa têm como objetivo resgatar ou minimizar distorções e injustiças sociais que condenam as minorias a condições de vida precárias e poucas oportunidades profissionais e educacionais. A partir do caso específico do Curso de Licenciatura em História para Movimentos Sociais do Campo da Universidade Federal da Paraíba é possível refletir a questão da inclusão social e da democratização do ensino superior, no sentido da reversão de tendências históricas que conferiram às minorias uma posição de desvantagem, principalmente na área da educação. A primeira parte do texto introduz noções teóricas sobre o conceito de movimento social, entendendo-o como parte significativa da sociedade; em seguida esses conceitos são correlacionados ao cenário social e político brasileiro aliado à formação do capitalismo no campo e; por fim, há o detalhamento do Curso, inserindo-o numa reflexão mais apurada sobre os novos espaços pedagógicos que reforçam e aprofundam o sentido de democracia e de cidadania na educação. Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto PROLICEN “Ensino de História e Cidadania: Educação Superior Pública, Ações Afirmativas e Inclusão Social” sob orientação da Profª. Dra. Regina Behar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576
dc.date.accessioned 2024-07-10T17:40:18Z
dc.date.available 2024-07-10
dc.date.available 2024-07-10T17:40:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Movimentos sociais do campo pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Ensino superior - UFPB pt_BR
dc.subject Universidade Federal da Paraíba pt_BR
dc.subject Democratização do ensino superior pt_BR
dc.subject Rural social movements pt_BR
dc.subject Social inclusion pt_BR
dc.subject Higher education - UFPB pt_BR
dc.subject Federal University of Paraiba pt_BR
dc.subject Democratization of higher education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural social movements and the issue of social inclusion: a higher education experience at the Federal University of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576 pt_BR


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