dc.description.resumo |
As ações afirmativas e a criação de políticas de inserção social são questões que fazem
parte de uma discussão acerca da ampliação dos espaços de cidadania, dentre eles o acesso à
educação superior. Na esfera da educação, a suposta igualdade de oportunidades legitima
desigualdades históricas no Brasil. Nesse contexto, a população rural é colocada ainda em
uma situação de inclusão social adversa em termos de acesso à instrução formal, notadamente
em relação ao nível superior de ensino. A aplicação de políticas públicas específicas para
estes grupos pode alterar essa situação. Na tentativa de diminuição dessas lacunas
educacionais foram criadas pelo Estado diversas iniciativas, a exemplo das chamadas ações
afirmativas que têm como objetivo oferecer uma educação diferenciada agregando demandas
dos afro-descendentes, dos indígenas, dos portadores de necessidades especiais, dos povos do
campo. As políticas de ação afirmativa têm como objetivo resgatar ou minimizar distorções e
injustiças sociais que condenam as minorias a condições de vida precárias e poucas
oportunidades profissionais e educacionais.
A partir do caso específico do Curso de Licenciatura em História para Movimentos
Sociais do Campo da Universidade Federal da Paraíba é possível refletir a questão da inclusão
social e da democratização do ensino superior, no sentido da reversão de tendências históricas
que conferiram às minorias uma posição de desvantagem, principalmente na área da
educação. A primeira parte do texto introduz noções teóricas sobre o conceito de movimento
social, entendendo-o como parte significativa da sociedade; em seguida esses conceitos são
correlacionados ao cenário social e político brasileiro aliado à formação do capitalismo no
campo e; por fim, há o detalhamento do Curso, inserindo-o numa reflexão mais apurada sobre
os novos espaços pedagógicos que reforçam e aprofundam o sentido de democracia e de
cidadania na educação. Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto PROLICEN “Ensino de História e Cidadania: Educação Superior Pública, Ações Afirmativas
e Inclusão Social” sob orientação da Profª. Dra. Regina Behar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
1 |
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dc.title |
Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576 |
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dc.date.accessioned |
2024-07-10T17:40:18Z |
|
dc.date.available |
2024-07-10 |
|
dc.date.available |
2024-07-10T17:40:18Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Movimentos sociais do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior - UFPB |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Democratização do ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Rural social movements |
pt_BR |
dc.subject |
Social inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - UFPB |
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dc.subject |
Federal University of Paraiba |
pt_BR |
dc.subject |
Democratization of higher education |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural social movements and the issue of social inclusion: a higher education experience at the Federal University of Paraíba. |
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dc.identifier.citation |
BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576 |
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