dc.description.resumo |
A idéia de estudar a identidade infantil está vinculada, de alguma forma, ao fato de exercer a função de educadora. Nascer e crescer em uma família que tinha na educação dos filhos um valor e, ainda pequena, ter a oportunidade de freqüentar o jardim-de-infância permitiu rememorar o passado do choro até a adaptação, dos momentos de recreio no pátio, das tias que acompanharam o desenvolvimento até o letramento e a aquisição das primeiras leituras. Há uma recordação que não sai da memória que é o cheiro do lanche guardado na lancheira. Hoje, perceber que o trabalho pedagógico para a primeira infância vem passando por transformações e que o infantil tem hoje, uma conotação diferente em nossa sociedade nos inquietou a ponto de visionar escrever e buscar mais informações sobre a temática por sabermos que o Estado e a família têm papéis definidos, assim como as instituições escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Rotina da creche: representação, relações de poder e a identidade infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36579 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-10T17:52:31Z |
|
dc.date.available |
2024-07-10 |
|
dc.date.available |
2024-07-10T17:52:31Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Creche |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Nursery |
pt_BR |
dc.subject |
Children's identity |
pt_BR |
dc.subject |
Children |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RÊGO, Júnia Barbosa Luz do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Daycare routine: representation, power relations and children’s identity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RÊGO, Júnia Barbosa Luz do. Rotina da creche: representação, relações de poder e a identidade infantil. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36579 |
pt_BR |