DSpace/Manakin Repository

O capital entre aparência e essência: mercantilização da "causa das mulheres" e expropriação da força de trabalho feminina.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0512781515801930 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Luciano Mendonça de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4118013374734521 pt_BR
dc.contributor.referee1 AIRES, Jose Luciano de Queiroz.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Tiago Bernardon de.
dc.description.resumo Este trabalho enquadra o fenômeno da mercantilização da causa das mulheres enquanto tática de sobrevivência do capital na contemporaneidade em busca de construir, no mundo das aparências, uma autoimagem como aliado das mulheres e projetá-la para a opinião pública na medida em que, em essência, explora, domina e violenta milhares de mulheres que estão na base social de sua estrutura produtiva ampliando as formas de expropriação da força de trabalho feminina sob o neoliberalismo e de esvaziamento da luta feminina, a exemplo das duas grandes empresas analisadas nesse contexto, Avon e Natura. Esse fenômeno faz parte da dinâmica de desenvolvimento do próprio modo de produção capitalista, que em virtude do grau de concentração que atinge a partir de sua etapa imperialista possibilita a diversificação e ampliação da capacidade técnica e tecnológica, complexificando-se no sentido da expansão de suas formas de dominação num processo em que ganha particular importância os fatos de cultura que opera de maneira historicamente original na pós-modernidade. Na luta por hegemonia, o capital adquire uma ampla capacidade de reificação a partir do acúmulo de experiência (material ou subjetiva) em busca de bloquear, conter e canalizar as diversas forças sociais e culturas de oposição que florescem contra sua lógica de dominação, em especial com o desenvolvimento do fenômeno da estetização política capaz de suprimir, a partir do domínio da ideologia burguesa, as contradições sociais provocadas pelo capital e promover sua espetacularização, assim como faz em relação à causa das mulheres. Nesse sentido, o pós modernismo é concebido como uma importante ferramenta de dominação para manter e aprofundar o estado de confusão ideológica e desmantelamento das fileiras do trabalho feminino num contexto em que as forças do capital encontram-se mundializadas (e organizadas) como nunca, seja por meios institucionais ou através de seus aparelhos privados de hegemonia 3 desdobrando-se em implicações políticas urgentes para as mulheres do século XXI pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title O capital entre aparência e essência: mercantilização da "causa das mulheres" e expropriação da força de trabalho feminina. pt_BR
dc.date.issued 2023-09-29
dc.description.abstract This dissertation examines the phenomenon of the commodification of the womens cause as a survival tactic of capital in contemporary times, seeking to build, in the world of appearances, a self-image as an ally of women and project it to public opinion insofar as, in essence, exploits, dominates and violates thousands of women who are at the social base of its productive structure expanding the forms of expropriation of the female workforce under neoliberalism and the emptying of the female struggle, like the two large companies analyzed in this context, Avon and Natura. This phenomenon is part of the dynamic development of the capitalist mode of production itself, which, by virtue of the degree of concentration it has reached since its imperialist stage, has become more complex in terms of expanding its forms of domination in a process in which the facts of culture take on particular importance which operate in a historically original way in postmodernity. In the struggle for hegemony, capital acquires a broad capacity for reification from the accumulation of experience (material or subjective) in an attempt to block, contain and channel the various social forces and cultures of opposition that flourish against its logic of domination, especially with the development of the phenomenon of political aestheticization capable of suppressing, from the dominance of bourgeois ideology, the social contradictions caused by capital and promoting their spectacularization, just as it does in relation to the womens cause. In this sense, postmodernism is conceived as an important tool of domination for maintaining and deepening the state of ideological confusion and dismantling the ranks of women's work in a context in which the forces of capital are globalized (and organized) as never before, whether by institutional means or through their private apparatuses of hegemony unfolding into urgent political implications for women in the 21st century. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36612
dc.date.accessioned 2024-07-15T13:23:44Z
dc.date.available 2024-07-15
dc.date.available 2024-07-15T13:23:44Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject genero pt_BR
dc.subject trabalho feminino pt_BR
dc.subject pós-modernismo pt_BR
dc.subject mulheres pt_BR
dc.subject gender pt_BR
dc.subject women9s work pt_BR
dc.subject postmodernism pt_BR
dc.subject women pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maynara Andrielly Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Capital between appearance and essence: commodification of the "women's cause" and Expropriation of the female workforce. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maynara Andrielly Silva. O capital entre aparência e essência: mercantilização da “causa das mulheres” e expropriação da força de trabalho feminina. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta