DSpace/Manakin Repository

A escuta em pauta - da BNCC aos livros didáticos de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4419410796145809 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor-co1ID Lino de Araújo, Denise. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumo Este trabalho defende a escuta como objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa, através de compreensão de textos orais e multimidiático. Na fundamentação teórica, apresenta-se uma síntese do percurso dos estudos sobre oralidade no Brasil, incluindo, nesse momento, as especificidades do texto oral, o espaço dado à oralidade nos documentos oficiais normativos de âmbito nacional e nos livros didáticos de língua portuguesa. Discute-se o conceito de escuta do ponto de vista da linguística aplicada e ressalta-se sua importância na sociedade moderna. A escuta é entendida como atividade socio-psicolinguística, uma atitude colaborativa e esforço intelectual consciente de interpretação do dizer do outro. Argumenta-se que a escuta é um valor social essencial para vida em sociedade, sendo sinônimo de respeito e empatia, instrumento de mediação de conflitos e de aquisição de conhecimentos. É nesse sentido que se mostra como competência socioemocional. O objetivo geral do trabalho é analisar como as habilidades de escuta da BNCC são trabalhadas nos livros didáticos do 9º ano de língua portuguesa - aprovados no PNLD 2020 e 2024. O método utilizado para alcançar o intento é a pesquisa qualitativa de cunho documental, conforme os preceitos de Moreira e Caleffe (2008) e Bortoni-Ricardo (2008) que orientam a compreensão da perspectiva interpretativista adotada neste trabalho. Nesse sentido, discorrendo especificamente sobre as habilidades de escuta proposta pela BNCC para as aulas de língua portuguesa, identifica-se que a escuta aparece ora de forma explícita, ora com referências implícitas no documento normativo nacional, de modo que são evidenciadas habilidades de escuta no eixo leitura, no eixo oralidade e no eixo análise linguística e semiótica. Na análise dos livros didáticos do PNLD 2020 e 2024, distinguem-se atividades em que o trabalho com as habilidades de escuta se dá com um fim em si mesma ou como coadjuvante para alimentação temática e produção de texto. A análise linguística em textos orais mostra-se menos frequente, mas ocorre de forma transversal. Entende-se que a escuta pode ser orientada por meio de roteiros, por isso algumas atividades significativas identificadas no corpus estão copiladas em um catálogo disponível neste trabalho e de forma online no sítio https://sites.google.com/view/aescutaempauta. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para as aulas de língua portuguesa, pois acreditamos que ensinar a escutar é educar para a vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A escuta em pauta - da BNCC aos livros didáticos de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-01
dc.description.abstract This paper defends listening as a teaching object in Portuguese language classes, through the comprehension of oral and multimedia texts. In the literature review, a synthesis of the course of studies on orality in Brazil is presented, including, at this moment, the specificities of the oral text, and the space given to orality in official national normative documents and Portuguese language books. The concept of listening is discussed from the point of view of applied linguistics and its importance in modern society is highlighted. Listening is understood as a socio-psycholinguistic activity, a collaborative attitude, and a conscious intellectual effort to interpret what the other person says. It is indicated that listening is an essential social value for life in society, being synonymous with respect and empathy, an instrument for mediating conflicts and acquiring knowledge. It is in this sense that it is seen as socio-emotional competence. The general objective of this paper is to analyze how BNCC listening skills are worked on the 9th-year Portuguese language books - approved in the PNLD 2020 and 2024. The method used to achieve the intention is qualitative documentary research, according to the precepts of Moreira e Caleffe (2008) e Bortoni-Ricardo (2008), who guide the understanding of the interpretivist perspective used in this research. In this sense, discussing specifically the listening skills proposed by the BNCC for Portuguese language classes, it is identified that listening appears either explicitly or with implicit references in the national normative document, so that are highlighted listening skills in the reading axis, in the orality axis and the linguistic and semiotic analysis axis. In the analysis of the PNLD 2020 and 2024 books, activities are distinguished as “an end in itself” or “adjunct” to thematic feeding and text production. Linguistic analysis in oral texts is less common but occurs transversally. It is understood that listening can be guided, so some significant activities identified in the corpus are compiled in a catalog available in this work and online in the site https://sites.google.com/view/aescutaempauta. Therefore, it is hoped that this research will contribute to Portuguese language classes, as we believe that teaching listening is educating for life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36613
dc.date.accessioned 2024-07-15T13:29:20Z
dc.date.available 2024-07-15
dc.date.available 2024-07-15T13:29:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero oral pt_BR
dc.subject Habilidade de escuta pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Escuta pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject PNLD - 2020/2024 pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - Livro didático pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Oral genre pt_BR
dc.subject Listening skill pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Listening pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Portuguese language - Textbook pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Listening on the agenda - from BNCC to Portuguese language textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e. A escuta em pauta - da BNCC aos livros didáticos de língua portuguesa. 2024. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta