DSpace/Manakin Repository

Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3457394128303415 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria de Lourdes Dionízio.
dc.description.resumo O objetivo principal desta dissertação é construir uma proposta de intervenção pedagógica, com o intuito de despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura literária a partir dos contos de fadas e, consequentemente, contribuir com o avanço da competência leitora dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de propor um trabalho com o citado gênero literário no formato de oficinas pedagógicas, nas quais se trabalhe definições, características, tipos, leitura, interpretação e produções de contos de fadas. A pesquisa é de caráter bibliográfico para fins de análises teóricas que embasem a proposta e de viés qualitativo, em que se analisa o problema identificado, qual seja, a dificuldade de leitura literária na transição da fase inicial do ensino fundamental para a fase seguinte, bem como de caráter aplicado por apresentar, a partir de base teóricas, propostas para enfrentar tais questões e problemas. A base teórica da pesquisa é formada por estudos como os de Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) e da teoria do conto, com autores como Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), entre outros. Com apoio nos citados pesquisadores da teoria do ensino e da teoria do conto, apresento uma proposta de intervenção pedagógica para as séries de transição do ensino fundamental (6º ano), com vistas a despertar maior interesse dos alunos pela literatura e contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-05
dc.description.abstract The main objective of this dissertation is to build a proposal for pedagogical intervention, with the aim of awakening students' interest and taste for literary reading based on fairy tales and, consequently, contributing to the advancement of the reading competence of students in the 6th year of elementary School. It is about proposing work with the aforementioned literary genre in the format of pedagogical workshops, in which definitions, characteristics, types, reading, interpretation and production of fairy tales are worked on. The research is of a bibliographic nature for the purpose of theoretical analyzes that support the proposal and of qualitative bias, in which the identified problem is analyzed, that is, the difficulty of literary reading in the transition from the initial phase of fundamental education to the next phase, as well as as of an applied nature by presenting, from a theoretical basis, proposals to face such questions and problems. The theoretical basis of the research is formed by studies such as those by Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) and short story theory, with authors such as Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), among others. With the support of the aforementioned researchers of teaching theory and story theory, we present a proposal for a pedagogical intervention for the transition series of elementary school (6th year), with a view to awakening greater interest in literature in students and contributing to the improvement of teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36614
dc.date.accessioned 2024-07-15T14:03:11Z
dc.date.available 2024-07-15
dc.date.available 2024-07-15T14:03:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura - Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Gênero literário pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Oficinas pedagógicas pt_BR
dc.subject Formação de leitor literário pt_BR
dc.subject Literature - Elementary education pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Literary genre pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Pedagogical workshops pt_BR
dc.subject Literary reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Eliete Abrante de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary reading of fairy tales: an intervention proposal for the 6th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Eliete Abrante de. Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2023. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta