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Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora.

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dc.creator.ID ARRAIS, FRANCISCO TADEU TEÓFILO. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7789846158940428 pt_BR
dc.contributor.advisor1 UCHÔA, Sayonara Abrantes de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID UCHOA, Sayonara A. de Oliveira. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8483738213524765 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.referee2 CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira.
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre os impactos da gamificação no processo de desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 9º ano, a partir de textos multimodais. Para tanto, selecionamos o infográfico como gênero base para esta investigação. A dificuldade em interpretar textos, sejam verbais, não verbais ou híbridos, apresenta-se como problemática desta pesquisa. O objetivo deste estudo é analisar os impactos das estratégias gamificadas de ensino de leitura, por meio de textos multimodais, no desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Escola de Ensino Infantil e Fundamental professor Maria Isolaína Fernandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Esta pesquisa recorreu, no que se refere às concepções de leitura, aos estudos de Elias e Koch (2017), entre outros; no que concerne à concepção de gênero discursivo, alicerçamo-nos em Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008); em se tratando do ensino de estratégias de leitura, buscamos base em Solé (1998) e Kleiman (2017 e 2022); no que tange à metodologia da gamificação, buscamos subsídio em Eugenio (2020) e Alves (2015), dentre outros estudiosos que fundamentaram todos os conceitos basilares que norteiam esta pesquisa. O presente estudo utiliza-se da abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter interpretativista e interventivo, tendo como lócus a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Os resultados mostraram que, a partir da mediação do ensino com base em oficinas gamificadas com textos multimodais, observou-se a melhoria da participação e engajamento dos colaboradores nas atividades desenvolvidas, evidenciando, ainda, a eficiência das estratégias gamificadas no desenvolvimento da compreensão leitora dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-15
dc.description.abstract This dissertation presents a study on the impacts of gamification on the development process of reading comprehension among 9th-grade students, based on multimodal texts. To this end, we selected the infographic as the genre basis for this investigation. The difficulty in interpreting texts, whether verbal, non-verbal, or hybrid, emerges as the problematic aspect of this research. The aim of this study is to analyze the impacts of gamified reading teaching strategies, through multimodal texts, on the development of reading skills of 9th-grade students in Elementary School (Final Years) at the professora Maria Isolaína Fernandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). Regarding the conceptions of reading, this research draws on the studies of Elias and Koch (2017), among others; concerning the conception of discursive genre, we are based on Bakhtin (2016) and Marcuschi (2008); regarding the teaching of reading strategies, we draw on Solé (1998) and Kleiman (2017 and 2022); concerning the methodology of gamification, we draw on Eugenio (2020) and Alves (2015), among other scholars who have grounded all the fundamental concepts that guide this research. This study utilizes a quantitative-qualitative approach, of the action research type, with an interpretivist and interventionist character, having as its locus the Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). The results showed that, through the mediation of teaching based on gamified workshops with multimodal texts, there was an improvement in the participation and engagement of the participants in the activities developed, also highlighting the efficiency of gamified strategies in the development of students' reading comprehension. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36615
dc.date.accessioned 2024-07-15T14:44:39Z
dc.date.available 2024-07-15
dc.date.available 2024-07-15T14:44:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Compreensão de leitura pt_BR
dc.subject Habilidade de leitura - Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Gênero discursivo pt_BR
dc.subject Gêneros multimodais pt_BR
dc.subject Gamificação leitora pt_BR
dc.subject Interpretação de textos pt_BR
dc.subject Teaching reading pt_BR
dc.subject Reading comprehension pt_BR
dc.subject Reading ability - Elementary school pt_BR
dc.subject Discursive genre pt_BR
dc.subject Multimodal genres pt_BR
dc.subject Reader gamification pt_BR
dc.subject Text interpretation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gamification in multimodal texts in the development of reading comprehension. pt_BR
dc.identifier.citation ARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo. Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


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