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A inclusão social nas linhas e entrelinhas das práticas de leitura no 5º Ano: uma costura indispensável para a formação cidadã.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7292222218599284 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo No contexto da educação pública brasileira, é comum observar alunos que, mesmo no 5º ano do ensino fundamental, não conseguem desenvolver a habilidade de compreender a leitura, razão pela qual têm o desempenho escolar e a interação com a sociedade prejudicados. A partir desse problema, este trabalho se propôs a investigar as razões pelas quais os alunos chegam ao 5º ano apenas decodificando os textos, sem compreender o que leem. Tem como base o trabalho de autores e pesquisadores que tratam a leitura com objeto de inclusão social Interacionismo Sociodiscursivo e seus postulados que tomam o texto como objeto de ensino, a exemplo de Mikhail Bakhtin (2003), Fischer (2006; 2009) Street (2014), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999, 2015, 2020), Antunes (2003, 2007, 2009), Paulo Freire (1985, 2003, 2007, 2021) Kleiman (2005, 2008), Rojo (2009), Wiggins, G.; Mctighe, J. (2019) entre outros. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e documental em dissertações que se debruçam sobre o tema e oferecem propostas de intervenção. Através da pesquisa, observou-se que fatores como: aspectos sociais, psicológicos e pedagógicos dos estudantes; problemas relacionados à formação docente, e consequente redução da eficiência dos planejamentos pedagógicos; além da descontextualização da abordagem das práticas de leitura, interferem diretamente no desenvolvimento da compreensão leitora. Por fim, elaborou-se um guia didático destinado ao auxílio de professores do 5º ano na condução de aulas e atividades de leitura voltadas para a compreensão de gêneros textuais como uma ferramenta de inclusão social, utilizando para isso temáticas presentes no contexto social dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A inclusão social nas linhas e entrelinhas das práticas de leitura no 5º Ano: uma costura indispensável para a formação cidadã. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-28
dc.description.abstract In the context of Brazilian public education, it is common to observe students who, even in the 5th year of elementary school, are unable to develop the ability to understand reading, which is why their academic performance and interaction with society are impaired. Based on this problem, this work set out to investigate the reasons why students reach 5th grade just decoding texts, without understanding what they read. It is based on the work of authors and researchers who treat reading as an object of social inclusion Sociodiscursive Interactionism and its postulates that take the text as an object of teaching, such as Mikhail Bakhtin (2003), Fischer (2006; 2009) Street (2014 ), Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1999, 2015, 2020), Antunes (2003, 2007, 2009), Paulo Freire (1985, 2003, 2007, 2021) Kleiman (2005, 2008), Rojo (2009), Wiggins, G .; Mctighe, J. (2019) among others. To this end, qualitative and documentary research was conducted in dissertations that focus on the topic and offer intervention proposals. Through the research, it was observed that factors such as: social, psychological and pedagogical aspects of students; problems related to teacher training, and consequent reduction in the efficiency of pedagogical planning; in addition to decontextualizing the approach to reading practices, they directly interfere with the development of reading comprehension. Finally, a teaching guide was created to help 5th year teachers in conducting classes and reading activities aimed at understanding textual genres as a tool for social inclusion, using themes present in the students' social context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36650
dc.date.accessioned 2024-07-16T12:48:47Z
dc.date.available 2024-07-16
dc.date.available 2024-07-16T12:48:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Compreensão de leitura pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Guia didático - Atividades de leitura pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Leitura e inclusão social pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Reading comprehension pt_BR
dc.subject Social inclusion pt_BR
dc.subject Didactic guide - Reading activities pt_BR
dc.subject Citizenship training pt_BR
dc.subject Reading and social inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELINTO, Josilene Freitas da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social inclusion in the lines and between the lines of reading practices in the 5th year: an essential stitch for citizenship formation. pt_BR
dc.identifier.citation FELINTO, Josilene Freitas da Silva. A inclusão social nas linhas e entrelinhas das práticas de leitura no 5º Ano: uma costura indispensável para a formação cidadã. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


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