Repositorio Dspace/Manakin

Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Ana Célia Clementino.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Este trabalho investiga a respeito da produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 7ª ano B da escola pública Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e qualitativa com base nos procedimentos da pesquisa-ação, uma vez que há a participação ativa do pesquisador e a interação deste com os colaboradores, buscando Identificar a/s concepção/es de escrita em textos de estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de Quixaba – PE., com vistas à produção de uma Proposta de Intervenção para trabalhar estas dificuldades com a escrita em sala de aula na Educação Básica. O universo da pesquisa é constituído por quarenta textos produzidos pelos alunos da referida escola e turma, sendo que destes textos cinco produções foram escolhidas para análise. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e Enunciativa, com base nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2015) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que orientam o trabalho com a linguagem. A pesquisa sobre as concepções e vivências da escrita na educação básica trouxe- nos proposições com ênfase na abordagem do processamento e produção de textos, mais especificamente, do gênero crônica, gênero esse apropriado para a narração de fatos do cotidiano dos estudantes e para um trabalho dinâmico e produtivo com a língua em sala de aula. Ao final da pesquisa através da análise de dados coletados (textos escritos pelos alunos antes e depois das intervenções do professor), constatamos que a produção processual de textos ainda não é realizada sistematicamente na escola colaboradora, e que a mesma pode ser eficaz para amenizar as dificuldades identificadas em relação à escrita. A análise dessa pesquisa culminou na proposição de um Caderno com Oficinas de Escrita para auxiliar o professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção de textos escritos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-15
dc.description.abstract The work with the written texts production in the Portuguese language classes, in the 7th year B class at the Tomé Francisco da Silva public school, in Quixaba (PE). This is an applied, study explanatory and qualitative research based on action research procedures, since there is the active participation of the researcher and his interaction with collaborators, seeking to identify the conception/s of writing in texts from 7th year students at a public school in the municipality of Quixaba – PE., with a view to producing an Intervention Proposal to work on these difficulties with writing in the Basic Education classroom. The research universe was made up of forty texts produced by students from this school and class, and five productions were chosen from these texts for analysis. The theoretical framework that supports the research focuses on the contributions of Textual and Enunciative Linguistics, based on studies by Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho and Ferrarezi Jr. (2015) in addition to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), which guide work with language.The research on the conceptions and experiences of writing in basic education brought us propositions with an emphasis on the approach to the processing and production of texts, more specifically, of the chronicle genre appropriate for the narration of facts from students' daily lives and for a work dynamic and productive with language in the classroom. At the end of the research, through the analysis of collected data (texts written by students before and after the teacher's interventions), we conclude that the procedural production of texts is not yet carried out systematically in the collaborating school, and that it can be effective in alleviating the difficulties identified in relation to writing. The analysis of this research culminated in the proposal of a Notebook with Writing Workshops to assist Portuguese language teachers in classes on the production of written texts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653
dc.date.accessioned 2024-07-16T13:44:08Z
dc.date.available 2024-07-16
dc.date.available 2024-07-16T13:44:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Linguística enunciativa pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Textual linguistics pt_BR
dc.subject Enunciative linguistics pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Cristiane Patrícia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of written texts in basic education: concepts, experiences and propositions. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Cristiane Patrícia de. Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta