DSpace/Manakin Repository

Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8717854766365212 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre a importância da leitura e seu impacto na formação de leitores literários no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), na perspectiva do letramento literário. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção para as aulas do Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura “universal”. Para tanto, elaboramos um caderno de atividades com propostas de oficinas de leitura, tomando como base a Sequência Básica de Cosson (2021), adaptando-a para estudos com dois romances ingleses que compartilham a mesma forma e conteúdo semelhante, por serem Romances de Formação. As obras são as adaptações de David Copperfield (1850), de Charles Dickens, por Hildegard Feist, e Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, por Miécio Táti. Acreditamos que as discussões sobre a formação de jovens e adultos que ambas as obras ensejam, através dos tropos próprios do Romance de Formação (orfandade, viagens, tutores, estudos, desilusão amorosa, integração social), contribuem para o processo de identificação do público leitor da EJA, uma vez que esses romances tratam dos desafios da vida nos mais variados aspectos, e mostram como os estudos auxiliam no progresso pessoal dos protagonistas. Assim, essa proposta de intervenção pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, estimulando a prática da leitura literária, ao tempo em que promove o letramento literário para alunos da EJA, um público marcado por dificuldades sociais, emocionais e intelectuais, em razão dos problemas que os levaram à abandonar e retornar à escola. Como suporte crítico-teórico, recorremos aos pressupostos de Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-18
dc.description.abstract This research aims at discussing about the importance of reading and its impact on the formation of literary readers in the context of the Brazilian teaching program called EJA (Educa- tion for Youth and Adults – Elementary Level), from the perspective of the literary literacy. In this scenario, the general objective is to present an interventional proposal for the Reading Circle classes, with classic works of “universal” literature. For such an enterprise, we developed a reading activity book with workshop proposals, based on the Basic Sequence of Cos- son (2021), about two English novels that share the same form and similar content, for they are Bildungsromane. They are the adaptations of Charles Dickens’s David Copperfield (1850), by Hildegard Feist, and Charlotte Brontë’s Jane Eyre (1847), by Miércio Táti. We believe the discussions about the formation of youth and adults that both works deal with, through the typical tropes of the Bildungsroman (orphanage, travels, tutors, studying, love problems, social integration), help the reading audience of EJA to identify with the dramas of the protagonists, since these novels are about the challenges of life in their many aspects, and both show how studying help the protagonists in their personal progress. Thus, this interven- tion proposal can broaden and enrich the interactions author-text-reader, stimulating the practice of literary reading, as well as promoting literary literacy for EJA students, an audience marked by social, emotional and intellectual difficulties, due to the problems that led them to leave and return to school. For our critical and theoretical support, we looked for the assumptions of Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676
dc.date.accessioned 2024-07-17T12:41:13Z
dc.date.available 2024-07-17
dc.date.available 2024-07-17T12:41:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura e ensino pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Círculo de letras - Aulas pt_BR
dc.subject Romance de formação pt_BR
dc.subject Oficinas de leituras pt_BR
dc.subject Caderno de atividades - Oficinas de leitura pt_BR
dc.subject Leitor literário pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Literature and teaching pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Circle of letters - Classes pt_BR
dc.subject Formation romance pt_BR
dc.subject Reading workshops pt_BR
dc.subject Activity book - Reading workshops pt_BR
dc.subject Literary reader pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Alexandra Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading circles as a pedagogical resource to encourage the reading of literary classics in the EJA classroom (8th and 9th): proposals for workshops with training novels. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Alexandra Maria de. Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta