DSpace Repository

Das narrativas seriadas audiovisuais à literatura: reconhecimento e valorização das preferências leitoras dos alunos.

Show simple item record

dc.creator.ID PEREIRA, A. M.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3178784167115869
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo O ensino de Literatura é permeado por desafios, dentre eles a carência do texto literário nos anos finais do Ensino Fundamental. Destarte, quase sempre o texto literário é trabalhado com objetivos voltados a análises gramaticais e linguísticas.Diante do exposto, este estudo apresenta como objetivo geral valorizar as preferências leitoras/ficcionais dos alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir do gosto por narrativas seriadas audiovisuais, pois acreditamos que a conexão entre as vivências cotidianas dos estudantes com a escolha do texto literário oportunizará experiências exitosas no processo de aproximação entre o discente e o mundo leitor. Os objetivos específicos são traçados da seguinte maneira: I) identificar quais as narrativas seriadas audiovisuais são populares entre os alunos; II) desenvolver estratégias pedagógicas de escolha do texto literário com base nos temas das narrativas seriadas audiovisuais favoritas dos alunos; III) discutir sobre as contribuições e relevância de se considerar o gosto dos alunos na formação do leitor; IV) elaborar um catálogo pedagógico que aproxime as vivências dos estudantes com o texto literário a partir do gosto por narrativas seriadas audiovisuais. A metodologia foi pautada em uma pesquisa bibliográfica e de natureza aplicada e explicativa, a investigação é caracterizada como uma abordagem qualitativa. Para fundamentar nossa pesquisa, refletimos acerca da leitura literária na escola à luz dos letramentos literários/ficcionais A pesquisa está pautada principalmente nos postulados de Antônio Cândido (1995/2010), Rildo Cosson (2009), Mirian Zappone e Nascimento (2019) e Regina Zilberman (2009). Como produto resultante dessa pesquisa, construímos um catálogo pedagógico de correspondência entre narrativas seriadas audiovisuais e textos literários considerando o mundo do aluno, para então escolher o texto literário adequado ao gosto do discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Das narrativas seriadas audiovisuais à literatura: reconhecimento e valorização das preferências leitoras dos alunos. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-26
dc.description.abstract Teaching Literature is permeated by challenges, including the lack of literary texts in the final years of Elementary School. Therefore, literary texts are almost always worked on with objectives focused on grammatical and linguistic analysis. Given the above, this study's general objective is value students’ reading/fictional preferences in the final years of elementary school based on their taste for audiovisual serial narratives, as we believe that the connection between the daily experiences of students with the choice of literary text will provide successful experiences in the process of bringing the student closer to the reading world. The specific objectives are outlined as follows: I) identify which audiovisual serial narratives are popular among students; II) develop pedagogical strategies for choosing literary texts based on the themes of students’ favorite audiovisual serial narratives; III) discuss the contributions and relevance of considering students' tastes in reader training; IV) develop a pedagogical catalog that brings students' experiences with literary texts closer to their taste for audiovisual serial narratives. The methodology was based on bibliographical research and of an applied and explanatory nature, the investigation is characterized as a qualitative approach. To support our research, we reflect on literary reading at school in the light of literary/fictional literacies. The research is mainly based on the postulates of Antônio Cândido (1995/2010), Rildo Cosson (2009), Mirian Zappone e Nascimento (2019) Regina Zilberman (2009). As a product resulting from this research, we built a pedagogical catalog of correspondence between audiovisual serial narratives and literary texts to consider the student's world, and then choose the literary text suitable to the student's taste. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36678
dc.date.accessioned 2024-07-17T13:28:27Z
dc.date.available 2024-07-17
dc.date.available 2024-07-17T13:28:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Narrativa seriada audiovisual pt_BR
dc.subject Preferência leitora pt_BR
dc.subject Literatura - Ensino fundamental - Anos finais pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Audiovisual serial narrative pt_BR
dc.subject Reader preference pt_BR
dc.subject Literature - Elementary school - Final years pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Ana Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From audiovisual serial narratives to literature: recognition and appreciation of students' reading preferences. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Ana Maria. Das narrativas seriadas audiovisuais à literatura: reconhecimento e valorização das preferências leitoras dos alunos. 2024. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account