DSpace/Manakin Repository

Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, Layane Alves pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5139987230636512 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
dc.contributor.advisor1ID SILVEIRA, Nathalie B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Kátia Medeiros de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Wellington Gomes de.
dc.contributor.referee3 VILELA, Diêgo Breno Leal.
dc.description.resumo A segmentação por gênero dos brinquedos infantis contribui para a propagação de estereótipos e preconceitos entre as crianças. Tendo em vista que os pais são os principais responsáveis pela seleção e aquisição desses objetos, eles também colaboram para a perpetuação do sistema binário feminino/masculino. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta capaz de transmitir os significados relacionados ao gênero presentes na sociedade para os bens de consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção dos pais em relação à segmentação de gênero nos brinquedos infantis, buscando compreender como esses brinquedos comunicam e reforçam estereótipos de gênero a partir de seus significados. A pesquisa é básica de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Para a investigação, foram selecionados e analisados brinquedos infantis disponíveis no mercado. Em seguida, foi utilizado o procedimento de grupo focal, o que permitiu a interação entre a pesquisadora e um grupo de pais. Foi adotado o método da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os aspectos visuais e funcionais do design, as experiências sociais, a indústria cultural e o marketing são eixos temáticos que atuam na construção e comunicação de estereótipos de gênero. Os participantes da pesquisa demonstraram estar cientes da existência dessa categorização e expressaram opiniões que, por vezes, discordavam com o estabelecido pelo mercado. Em geral, os pais apresentaram ter mais dificuldade para identificar os brinquedos considerados neutros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais pt_BR
dc.date.issued 2024-02-23
dc.description.abstract The genre segmentation of children’s toys contributes to the propagation of stereotypes and prejudice among children. Since parents are the main responsible people to select and buy these objects, they also collaborate with the perpetuation of the female/male binary system. In this context, the design emerges as a tool capable of conveying the meanings related to the genre present in society to the consumer goods. Therefore, the objective of this work is to analyze the perception of parents in relation to the genre segmentation in the children’s toys, searching for ways to comprehend how these toys communicate and reinforce genre stereotypes from their meanings. The research is characterized as a descriptive exploratory one and also from a qualitative approach. For that, children toys available in the market were selected and analyzed. Then, a focus group procedure was used, which allowed the interaction between the group of parents and the researcher. The Content Analysis method was used for data interpretation. The results show that the visual and functional aspects of the design, the social experiences, the cultural industry and the marketing are thematic axes that work in the construction and communication of genre stereotypes. The participants of the research demonstrated to be aware of the existence of this categorization and express opinions that, sometimes, were in disagreement from what is proposed by the market. In general, parents seem to have more difficulties when identifying the toys considered as neutral. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704
dc.date.accessioned 2024-07-18T13:56:09Z
dc.date.available 2024-07-18
dc.date.available 2024-07-18T13:56:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject cultura material pt_BR
dc.subject significado dos artefatos pt_BR
dc.subject relações de poder pt_BR
dc.subject gênero pt_BR
dc.subject Brinquedos infantis pt_BR
dc.subject material culture pt_BR
dc.subject meaning of the artifacts pt_BR
dc.subject children toys pt_BR
dc.subject relation of power pt_BR
dc.subject genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Layane Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender meanings in children's toys: influences and Parental Perceptions pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Layane Alves. Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais. 2024. 222 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta