DSpace/Manakin Repository

Ensino de leitura e escrita voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo, na perspectiva da educação inclusiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1022088225978570 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.description.resumo O ensino de leitura e escrita textual tem se dissociado da realidade social do aluno, configurando um problema porque o texto se torna produto apenas para obtenção de nota, não motivando o aluno a aprimorar as práticas de leitura e de produção textual escrita, interferindo significativamente na compreensão do texto como instrumento das práticas sociais fundamentais à comunicação humana, ou ainda, e de forma mais grave, servindo de instrumentalização para o mercado de trabalho precarizado. Trazendo para o “chão da sala de aula”, a interação acontece principalmente entre professor-aluno/aluno-professor/aluno-aluno e deve fomentar nesses sujeitos os sentimentos de empatia e de respeito à dignidade humana, promovendo a inclusão escolar. Este trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral desenvolver estratégias coerentes com a proposta da Educação Inclusiva para o ensino de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento dessas práticas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola do campo. Esse objetivo se concretiza com a construção de caderno de sequência didática que tem a notícia como gênero a ser explorado nas oficinas. Por ser um gênero textual muito presente no cotidiano das pessoas é capaz de aproximar as atividades de sala de aula à realidade do aluno. Para alcançar esse objetivo, investigou-se na BDTD a literatura acadêmica publicada no intervalo de 2017 a 2022 que versasse sobre os temas: Educação Inclusiva, Educação do Campo e ensino de leitura e escrita. Também fundamentam a pesquisa trabalhos de autores como Antunes, Arroyo, Bakhtin, Mantoan e Mançano Fernandes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Ensino de leitura e escrita voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo, na perspectiva da educação inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-28
dc.description.abstract The teaching of reading and writing has become dissociated from the student's social reality, posing a problem because the text becomes a product just to obtain a grade, not motivating the student to improve reading and written textual production practices, significantly interfering with the understanding the text as an instrument of social practices fundamental to human communication, or even, and more seriously, installed instrumentalization for the precarious job market. Bringing it to the “classroom floor”, the interaction takes place mainly between teacher-student/student-teacher/student-student and should encourage feelings of empathy and respect for human dignity in these subjects, promoting school inclusion. This work is characterized as bibliographical research and its general objective is to develop strategies consistent with the Inclusive Education proposal for teaching reading and writing, as well as the development of these practices by students in the final years of Elementary School at rural schools. This objective is achieved with the construction of a didactic sequence notebook that has news as a genre to be explored in the workshops. As it is a textual genre very present in people's daily lives, it is able to bring classroom activities closer to the student's reality. To achieve this objective, the BDTD investigated academic literature published between 2017 and 2022 that dealt with the themes: Inclusive Education, Rural Education and teaching reading and writing. They also support the research of works by authors such as Antunes, Arroyo, Bakhtin, Mantoan and Mançano Fernandes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36737
dc.date.accessioned 2024-07-19T15:09:54Z
dc.date.available 2024-07-19
dc.date.available 2024-07-19T15:09:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Ensino de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Gênero - Notícia pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Teaching reading and writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Antonio Alberlandio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching reading and writing aimed at students in the final years of elementary school in rural schools, from the perspective of inclusive education. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Antonio Alberlandio de.Ensino de leitura e escrita voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo, na perspectiva da educação inclusiva. 2023. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta