DSpace/Manakin Repository

Linguagem memórias: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NOGUEIRA, D. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5544090666895403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta reflexões sobre linguagem, memórias e ensino, como recursos para aprimorar as habilidades de oralidade e de escrita, enquanto fontes de preservação para a formação da identidade cultural de um povo. O objetivo geral consiste em investigar como o gênero oral memórias narrativas contribui para o aprimoramento das habilidades de oralidade e de escrita, enquanto preserva a formação histórico-cultural e a construção da identidade de alunos do Ensino Fundamental da escola EEEFM Professora Dione Diniz O. Dias, localizada no Núcleo Habitacional II, Sousa – PB. Como arcabouço teórico, a pesquisa se sustenta nas contribuições de Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), dentre outros, sobre os estudos linguísticos, à luz da teoria sociointerativa, e sua materialização nos enunciados concretos e reais do cotidiano desenvolvidos nos diversos contextos comunicativos historicamente situados. Tomamos Le Goff (1990) e Bosi (1987; 2003) como âncoras para os estudos sobre memórias, individual e coletiva, enquanto princípio para a preservação da história e da formação da identidade cultural de um povo. Quanto à abordagem de ensino, pautamo-nos nos postulados de Antunes (2003) e Koch e Elias (2017), relacionando-os aos pressupostos apontados pela BNCC (2018), referente à centralidade do texto, como objeto das práticas discursivas e instrumento de interação social, dentro e fora de sala de aula. Consoante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; qualitativa, uma vez que é entendida como uma caracterização da relação que se dá entre o mundo real e a subjetividade do sujeito; pesquisa de campo participante, pois evidenciamos a sala de aula como um ambiente de ação-reflexão-ação para as vivências em torno do objeto de estudo; explicativa, pois o pesquisador procura explicar o porquê das coisas e suas causas, por meio do registro, da análise, da classificação e da interpretação dos fenômenos observados. O universo da pesquisa é constituído por vinte e cinco produções, sendo que destas, quatro formaram o corpus da pesquisa. Para valorizar os aspectos histórico-culturais e as memórias do povo, elaboramos um caderno pedagógico intitulado Pelos Retalhos da Memória, organizado em formato de oficinas didáticas, que prioriza o desenvolvimento das práticas discursivas acerca da produção de memórias, principalmente, no tocante às habilidades de oralidade e escrita como instrumentos de preservação da formação histórica e da identidade cultural de um povo. A referida intervenção apresenta como respaldo para o trabalho do professor a produção oral e escrita, baseada nas memórias narradas por idosos como ponto de partida para a produção de um Relato de Memórias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Linguagem memórias: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-26
dc.description.abstract This research presents reflections on language, memories and teaching, as resources for improving oral and written skills, as sources of preservation for the formation of a people's cultural identity. The general objective is to investigate how the oral genre of narrative memoirs contributes to improving speaking and writing skills, while preserving the historical-cultural formation and identity construction of elementary school students at the EEEFM Professora Dione Diniz O. Dias school, located in Núcleo Habitacional II, Sousa - PB. As a theoretical framework, the research is based on the contributions of Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), among others, on linguistic studies, in the light of socio-interactive theory, and its materialization in the concrete and real enunciations of everyday life developed in the various historically situated communicative contexts. We used Le Goff (1990) and Bosi (1987; 2003) as anchors for studies on individual and collective memories, as a principle for preserving history and shaping a people's cultural identity. As for the teaching approach, we are based on the postulates of Antunes (2003) and Koch and Elias (2017), relating them to the assumptions pointed out by the BNCC (2018), regarding the centrality of the text, as an object of discursive practices and an instrument of social interaction, inside and outside the classroom. In terms of methodological procedures, this is applied research, as it aims to generate knowledge for practical application aimed at solving specific problems; qualitative, as it is understood as a characterization of the relationship between the real world and the subjectivity of the subject; participatory field research, as we see the classroom as an action-reflection-action environment for the experiences surrounding the object of study; explanatory, as the researcher seeks to explain the why of things and their causes, by recording, analyzing, classifying and interpreting the phenomena observed. The research universe is made up of twenty-five productions, four of which formed the corpus of the research. In order to value the historical and cultural aspects and memories of the people, we created a pedagogical booklet entitled Through the Rags of Memory, organized in the form of didactic workshops, which prioritizes the development of discursive practices about the production of memories, especially with regard to orality and writing skills as instruments for preserving the historical formation and cultural identity of a people. The intervention is based on the oral and written production of memories narrated by elderly people as a starting point for the production of a Memoir. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36757
dc.date.accessioned 2024-07-19T21:32:57Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-07-19T21:32:57Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Gênero oral pt_BR
dc.subject Oralidade – Habilidades pt_BR
dc.subject Ensino fundamental – Sousa – Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Memórias e ensino pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Oral genre pt_BR
dc.subject Orality – Skills pt_BR
dc.subject Elementary school – Sousa – Municipality – Paraíba pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Memories and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memory language: pedagogical practices for the development of speaking and writing in elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro. Linguagem memórias: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino fundamental. 2023. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta