dc.description.resumo |
A perspectiva do presente estudo, adota, a compreensão feminista construindo um paralelo com algumas perpendiculares não-sexistas, buscando entre leituras e discussões sobre masculinidade um contínuo aprofundamento teórico-epistemológico sobre produção de sentido, destacando o compromisso ético, de analisar se ocorre à predominância hegemônica – branca, heterossexual dominante nos modelos de masculinidade presente nas histórias de vida dos discentes do Curso de Pedagogia da UEPB. E se, enquanto padrão, ela exerce um efeito controlador, através da incorporação do habitus (Bourdieu, 2003), da ritualização (no sentido antropológico) das práticas da sociabilidade quotidiana e de uma prática de discurso que exclui e subordina os valores do campo emotivo considerado feminino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-22T10:52:56Z |
|
dc.date.available |
2024-07-22 |
|
dc.date.available |
2024-07-22T10:52:56Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Masculinidades |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Masculinities |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Gender study |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Simone Vieira. |
|
dc.creator |
MENDES, Magda Brandão. |
|
dc.creator |
SANTOS, Ligia Pereira dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Masculinities and teacher training: a gender study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Simone Vieira; MENDES, Magda Brandão; SANTOS, Ligia Pereira dos. Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT12: Gênero, Sociabilidades e Sensibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
pt_BR |