DSpace/Manakin Repository

Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BENICIO, Janne Eiry de Araujo. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2499209640958502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.referee2 SILVA, Rosângela Neres Araújo da.
dc.description.resumo A presente pesquisa aborda reflexões sobre a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e sua implicação para a formação de leitores críticos. Destacamos a necessidade de estreitar laços entre o aluno e o texto literário, através da promoção de um ambiente motivador dentro da sala de aula que instigue o prazer pela leitura. O objetivo primordial desse estudo reside em discutir o gênero crônica humorística como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e auxiliar na formação de leitores literários críticos. Partimos da hipótese de que as crônicas de humor atraem a atenção dos estudantes, pois, com base em pesquisas já realizadas e em decorrência das experiências vivenciadas em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, é perceptível a identificação dos discentes com o gênero, dada a sua estrutura concisa, bem como os temas voltados ao cotidiano que propiciam o envolvimento dos estudantes, ocasionando momentos de muita interação. Dialogamos com autores como Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), no que se refere às concepções de leitura, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concernentes ao letramento literário, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), relacionados ao gênero crônica, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) em relação ao humor, dentre outros, que servirão de aporte teórico para as reflexões empreendidas ao longo desse estudo. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento das atividades, elaboramos uma proposta pedagógica de intervenção didática em sala de aula, voltadas à turmas do nono do ensino fundamental, sendo empregados, com as devidas adaptações, os modelos das unidades de leitura de Silva (2008), com as etapas da constatação, cotejo ou reflexão e transformação, bem como a sequência básica de Cosson (2020), com as fases de motivação, introdução, leitura e interpretação, colaborando assim, para a formação de leitores literários proficientes. Após as discussões, os resultados desta pesquisa apontam que as crônicas humorísticas se configuram como uma alternativa viável à formação de leitores literários, tendo em vista que, além de propiciar o deleite, corroboram para a ampliação dos seus níveis de compreensão textual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. pt_BR
dc.date.issued 2024-04-26
dc.description.abstract This research addresses reflections on literary reading in the final years of elementary school and its implications for the formation of critical readers. We highlight the need to strengthen ties between the student and the literary text, through the promotion of a motivating environment within the classroom that instills pleasure in reading. The primary objective of this study lies in discussing the humorous chronicle genre as a tool to awaken a taste for reading and assist in the formation of critical literary readers. We start from the hypothesis that humorous chronicles attract the attention of students, because, based on research already carried out and as a result of experiences in the classroom in the final years of elementary school, the identification of students with the gender is noticeable, given its concise structure, as well as the themes focused on everyday life that encourage student involvement, causing moments of great interaction. We dialogued with authors such as Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), with regard to conceptions of reading, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concerning literary literacy, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), related to the chronicle genre, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) in relation to humor, among others, which will serve as theoretical support for the reflections undertaken throughout this study. The methodology adopted corresponds to a bibliographical research, with a qualitative approach and applied in nature. For the development of the activities, we developed a pedagogical proposal for didactic intervention in the classroom, aimed at the ninth classes of elementary school, using, with due adaptations, the models of Silva's reading units (2008), with the steps of observation, comparison or reflection and transformation, as well as the basic sequence of Cosson (2020), with the phases of motivation, introduction, reading and interpretation, thus contributing to the formation of proficient literary readers. After the discussions, the results of this research indicate that humorous chronicles are a viable alternative to the training of literary readers, considering that, in addition to providing delight, they contribute to the expansion of their levels of textual understanding. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773
dc.date.accessioned 2024-07-22T12:41:51Z
dc.date.available 2024-07-22
dc.date.available 2024-07-22T12:41:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitor literário pt_BR
dc.subject Literatura – Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Formação do leitor literário pt_BR
dc.subject Crônicas humorísticas pt_BR
dc.subject Leitor crítico pt_BR
dc.subject Gênero literário – Crônicas pt_BR
dc.subject Literary reader pt_BR
dc.subject Literature – Elementary education pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Training of the literary reader pt_BR
dc.subject Humorous chronicles pt_BR
dc.subject Critical reader pt_BR
dc.subject Literary genre – Chronicles pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENICIO, Janne Eiry de Araujo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature at school: humorous chronicles in the formation of literary readers. pt_BR
dc.identifier.citation BENICIO, Janne Eiry de Araujo. Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta