DSpace/Manakin Repository

Práticas de leitura em suportes digitais: reflexões e propostas ao professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3631082482738591 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Ana Célia Clementino.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Diante da grande influência das tecnologias digitais, sobretudo da tecnologia móvel em nosso meio social, a utilização de suportes digitais em sala de aula proporciona novos espaços de aprendizagem. Além dos ambientes presenciais, os espaços digitais podem estimular os estudantes a aprenderem ativamente. Sob essa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar o uso dos suportes digitais, mais especificamente, o uso do celular enquanto importante ferramenta para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de habilidades e competências do eixo da leitura em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Dessa forma, delineamos reflexões referentes à leitura, ao ensino, aos múltiplos letramentos e, também, às tecnologias digitais. Realizamos um levantamento em bancos de dados e analisamos os estudos que discorrem sobre o uso de ferramentas digitais para o trabalho com a leitura. Classificamos esse estudo como uma pesquisa-ação e bibliográfica, de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das teorias de Antunes (2003), Behrens (2013), Coscarelli (2016), Geraldi (2006), Gómez (2015), Kenski (2003), Kock e Elias (2017), Masetto (2013), Merije (2012), Moran (2013), Ribeiro (2007), Rojo (2013) e Solé (1998). Ademais, a pesquisa leva em consideração as contribuições dos documentos norteadores da educação como, a Base Nacional Comum Curricular (2018), as diretrizes de políticas para aprendizagem móvel, proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2014), entre outras. Como produto final, elaboramos um caderno pedagógico, composto por cinco oficinas, com base na exploração dos recursos oferecidos pelo celular, utilizando aplicativos digitais como suporte para professores do ensino fundamental II, com o propósito de ampliar as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Dessa forma, esperamos contribuir com o trabalho docente e com a formação leitora dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Práticas de leitura em suportes digitais: reflexões e propostas ao professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-15
dc.description.abstract Given the great influence of digital technologies, especially mobile technology in our social environment, the use of digital media in the classroom provides new learning spaces. In addition to in-person environments, digital spaces can encourage students to learn actively. From this perspective, the objective of this study is to analyze the use of digital media, more specifically, the use of cell phones as an important tool for Portuguese language classes, with regard to the development of skills and competencies in the reading axis in classes from 6th to 9th year of elementary school. In this way, we outline reflections regarding reading, teaching, multiple literacies and, also, digital technologies. We carried out a survey of databases and analyzed studies that discuss the use of digital tools to work with reading. We classify this study as action and bibliographical research, of an applied, descriptive nature, with a qualitative approach. As for the theoretical contribution, the research is based mainly on the theories of Antunes (2003), Behrens (2013), Coscarelli (2016), Geraldi (2006), Gómez (2015), Kenski (2003), Kock and Elias (2017), Masetto (2013), Merije (2012), Moran (2013), Ribeiro (2007), Rojo (2013) and Solé (1998). Furthermore, the research takes into account the contributions of education guiding documents such as the National Common Curricular Base (2018), the policy guidelines for mobile learning, proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2014), among others. As a final product, we created a pedagogical notebook, composed of five workshops, based on the exploration of the resources offered by cell phones, using digital applications as support for elementary school II teachers, with the purpose of expanding the possibilities in the teaching and learning process of reading. In this way, we hope to contribute to the teaching work and the reading training of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36775
dc.date.accessioned 2024-07-22T13:25:13Z
dc.date.available 2024-07-22
dc.date.available 2024-07-22T13:25:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Multiletramento digital pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Tecnologia móvel pt_BR
dc.subject Prática de leitura – Suporte digital pt_BR
dc.subject Leitura na escola pt_BR
dc.subject Formação do leitor – Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject Digital multiliteracy pt_BR
dc.subject Active methodology pt_BR
dc.subject Mobile technology pt_BR
dc.subject Reading practice – Digital support pt_BR
dc.subject Reading at school pt_BR
dc.subject Reader training – Elementary education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Josianne Ricarte de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading practices on digital media: reflections and proposals for elementary school teachers from 6th to 9th grade. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Josianne Ricarte de. Práticas de leitura em suportes digitais: reflexões e propostas ao professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2024. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta