DSpace/Manakin Repository

Orientações para educação digital baseada em metodologias ativas com impacto no entorno de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, I. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, L. M. R. Sampaio pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee1ID GUERRERO, D. D. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2050632960242405 pt_BR
dc.contributor.referee2 MONGIOVI, Melina Mongiovi.
dc.contributor.referee2ID MONGIOVI, M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7535849756393864 pt_BR
dc.description.resumo A cidadania digital envolve o desenvolvimento de competências eficazes e éticas no uso das tecnologias, sempre respeitando princípios fundamentais, como privacidade, segurança e responsabilidade. A educação digital desempenha um papel crucial como parte integrante da cidadania digital, indo além do mero uso das tecnologias e sendo a base para a formação de cidadãos digitalmente conscientes. A educação digital é a chave para preparar as gerações presentes e futuras, capacitando-as a navegar com sucesso no mundo digital, compreender e aplicar as tecnologias de forma ética e eficaz. A crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais com habilidades digitais destaca a importância da educação digital em todos os níveis, desde programas técnicos até a educação superior. A essência de uma aprendizagem eficaz reside na concepção de programas de capacitação envolventes, que não apenas desenvolvam habilidades técnicas, mas também promovam uma cidadania digital consciente. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a promoção da educação digital, fornecendo um guia prático repleto de orientações para o desenvolvimento de cursos, com metodologias ativas e no contexto de extensão, que gerem um impacto significativo na comunidade da cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Orientações para educação digital baseada em metodologias ativas com impacto no entorno de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-18
dc.description.abstract Digital citizenship involves the development of effective and ethical skills in the use of technologies, always respecting fundamental principles, such as privacy, security and responsibility. Digital education plays a crucial role as an integral part of digital citizenship, going beyond the mere use of technologies and being the basis for the formation of digitally aware citizens. Digital education is key to preparing present and future generations, enabling them to successfully navigate the digital world, understand and apply technologies ethically and effectively. The growing demand in the job market for professionals with digital skills highlights the importance of digital education at all levels, fromtechnical programs to higher education. The essence of effective learning lies in designing engaging training programs that not only develop technical skills but also promote conscious digital citizenship. Within this context, this work aims to contribute to the promotion of digital education, providing a practical guide full of guidelines for the development of courses, with active methodologies and in the context of extension, which generate a significant impact on the community of the city of Campina Big. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36781
dc.date.accessioned 2024-07-22T16:10:32Z
dc.date.available 2024-07-22
dc.date.available 2024-07-22T16:10:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cidadania Digital pt_BR
dc.subject Educação Digital pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Digital Citizenship pt_BR
dc.subject Digital Education pt_BR
dc.subject Active Methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Izabella Ribeiro de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Guidelines for digital education based on active methodologies with impact in the surroundings of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Izabella Ribeiro de Souza. Orientações para educação digital baseada em metodologias ativas com impacto no entorno de Campina Grande. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta