DSpace/Manakin Repository

Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta comunicação é fruto do projeto de extensão da Universidade Potiguar denominado “Educação Patrimonial” realizado pelo curso de História da mesma instituição na cidade de Natal. O trabalho começou a ser desenvolvido no ano de 2004 e desde então vêm obtendo bons resultados com suas ações. É de fundamental importância que os meios acadêmicos abram um espaço para o debate a respeito da Educação Patrimonial, uma vez que esta temática é muitas vezes esquecida pelos próprios profissionais da área de História. É só através dos debates, dos questionamentos, das discussões e das críticas que o nosso trabalho vai sendo, aos poucos, aperfeiçoado. A importância do professor de História trabalhar o patrimônio cultural local em sua aula é de um valor inestimável, porque é só através deste trabalho que os educandos a vigoram sua ligação com as heranças culturais. Com o patrimônio cultural sendo discutido em sala de aula, os alunos compreendem o valor dos bens históricos materiais e imateriais, e a partir do momento em que dão o devido apreço a isso passam a valorizar a preservação dessa herança, fortalecendo sua identidade. Além disso, uma vez que a disciplina "Cultura do RN" tornou-se obrigatória em todas as escolas do Estado do Rio Grande do Norte, o patrimônio deve ser visto com outros olhos pelas autoridades públicas e principalmente pelos profissionais da área de História. Portanto, este trabalho justifica-se pelo fato de observar-mos a atual realidade escolar brasileira e a seriedade do tema. O objetivo de nosso projeto é sensibilizar a comunidade escolar para o valor do conhecimento Patrimônio cultural local. E quando nos referimos a comunidade escolar, não incluímos nesse grupo apenas os alunos. Os professores, a gestão da escola e até os pais são também personagens dessa história, e acabam por aprender junto conosco. Se conseguirmos fazer com que eles também se interessem por esse tema já teremos feito grandes avanços e um diferencial significativo na nossa educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801
dc.date.accessioned 2024-07-22T18:59:28Z
dc.date.available 2024-07-22
dc.date.available 2024-07-22T18:59:28Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cidade laboratório pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Preservação patrimonial pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Universidade Potiguar - Natal - RN pt_BR
dc.subject Laboratory city pt_BR
dc.subject Heritage education pt_BR
dc.subject Heritage preservation pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Potiguar University - Natal - RN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Marluce Barbosa de.
dc.creator COSTA, Maria José da Silva.
dc.creator LIMA, Wallas Jefferson de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative City Laboratory: an experience in Heritage Education. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Marluce Barbosa de; COSTA, Maria José da Silva; LIMA, Wallas Jefferson de. Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta