DSpace/Manakin Repository

Análise do impacto da pandemia no desempenho e nível de aprendizado dos alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIGOLVINO,L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3838865550337190 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.referee2 MONGIOVI, Melina Mongiovi.
dc.contributor.referee2ID MONGIOVI, M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7535849756393864 pt_BR
dc.description.resumo Durante o período da pandemia promovida pelo COVID-19, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou quatro períodos letivos de forma remota para continuar as atividades de ensino. Este trabalho analisa o impacto dessa modalidade de ensino e sua influência no desempenho e no nível de aprendizado dos alunos do curso de Ciência da Computação. A pesquisa utilizou dados anonimizados de registro de matrículas de 2013 a 2022, concentrando-se nas disciplinas obrigatórias do curso. Inicialmente, o estudo analisa a evolução das médias das notas dos alunos ao longo dos períodos acadêmicos, destacando um aumento nas médias durante os períodos remotos. Além disso, a análise mostra uma diminuição no número de reprovações durante a pandemia em comparação com os períodos presenciais. O estudo também investiga, no regime remoto, as relações entre as disciplinas e o aproveitamento do aprendizado dos alunos. Utilizando métodos estatísticos, foram identificadas as disciplinas mais afetadas pelo ensino remoto, tanto positivamente quanto negativamente. Disciplinas como Teoria da Computação e Estatística Aplicada mostraram uma queda no desempenho, enquanto Teoria dos Grafos apresentou uma melhoria. Em conclusão, o estudo aponta para um impacto negativo no desempenho dos alunos após o período de ensino remoto, sugerindo que fatores como eventuais irregularidades nas avaliações remotas podem ter contribuído para esse resultado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Análise do impacto da pandemia no desempenho e nível de aprendizado dos alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-17
dc.description.abstract During the period of the pandemic promoted by COVID-19, the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) held four academic periods remotely to continue teaching activities. This work analyzes the impact of this teaching modality and its influence on the performance and learning level of Computer Science students. The research used anonymized enrollment registration data from 2013 to 2022, focusing on the course's mandatory subjects. Initially, the study analyzed the evolution of students' average grades throughout academic periods, highlighting an increase in averages during remote periods. Furthermore, the analysis shows a decrease in the number of failures during the pandemic compared to in-person periods. The study also investigates the relationships between subjects and students' enjoyment of remote learning. Using statistical methods, the subjects most affected by remote teaching were identified, both positively and negatively. Subjects such as Teoria da Computação and Estatística Aplicada showed a drop in performance, while Teoria dos Grafos showed an improvement. In conclusion, the study points to a negative impact on student performance after the period of remote teaching, suggesting that factors such as possible irregularities in remote assessments may have contributed to this result. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36819
dc.date.accessioned 2024-07-23T15:43:55Z
dc.date.available 2024-07-23
dc.date.available 2024-07-23T15:43:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Remoto – Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Educação a Distância (EaD) pt_BR
dc.subject Ensino Presencial pt_BR
dc.subject Teste t de Student e Teste de Mann-Whitney U pt_BR
dc.subject Análise de Variância (ANOVA) pt_BR
dc.subject Regressão Linear pt_BR
dc.subject Clusterização pt_BR
dc.subject Remote Teaching – COVID-19 Pandemic pt_BR
dc.subject Distance Education (EaD) pt_BR
dc.subject Analysis of Variance (ANOVA) pt_BR
dc.subject Linear Regression pt_BR
dc.subject Clustering pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIGOLVINO, Lucas Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the impact of the pandemic on the performance and learning level of students of the Computer Science Course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation VIGOLVINO, Lucas Alves. Análise do impacto da pandemia no desempenho e nível de aprendizado dos alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta