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DigAI: A Chatbot Interface for Fashion Recommender Systems

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dc.creator.ID BEZERRA, A. R. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2247809213336530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, J. Antão B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor-co1ID COSTA, E. B pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans
dc.contributor.referee2 VIEIRA, Thales Miranda de Almeida.
dc.description.resumo A indústria da moda passou por uma transformação significativa nos últimos anos com o advento da tecnologia da informação e a proliferação das plataformas digitais. Essa mudança criou uma necessidade urgente de se comunicar efetivamente com os usuários e atender às suas necessidades de maneira personalizada e significativa. No entanto, o enorme tamanho dos catálogos de itens de moda e o número explosivo de combinações de produtos e preferências dos clientes levaram a um fenômeno conhecido como problema de sobrecarga de informações, que tende a degradar a experiência online dos clientes. Para mitigar os efeitos desse problema e melhorar a experiência online dos clientes, muitas empresas de moda implementam Sistemas de Diálogo (DS) como uma solução. Esses sistemas permitem que os usuários interajam com a plataforma e resolvam dúvidas sobre produtos, servindo como uma interface. No entanto, a complexidade da linguagem humana representa um desafio significativo para a eficácia e aceitação desses sistemas, particularmente em cenários orientados a tarefas e limitados ao contexto. O sucesso de um DS em entender a intenção de um usuário impacta diretamente sua experiência com o sistema. Por exemplo, um DS sofisticado, mas com baixo desempenho, pode ser pior do que uma solução muito mais simples (i.e. uma interface gráfica de usuário (GUI)). Como tal, projetar um sistema eficiente e confiável é fundamental para proporcionar experiências de usuário satisfatórias. Para enfrentar esse desafio, este trabalho tem como objetivo projetar, desenvolver e avaliar um chatbot chamado DigAI que sirva de interface para um sistema de recomendação que auxilie os usuários na busca de roupas. Para avaliar o desempenho, a usabilidade, os valores hedônicos e pragmáticos do chatbot, os usuários potenciais no Brasil avaliaram sua satisfação geral com a eficácia do chatbot em fornecer recomendações personalizadas em comparação com uma GUI mais simples. Essa avaliação nos permitirá identificar áreas de melhoria e refinar os recursos do chatbot. Este trabalho contribui para um esforço mais amplo de melhoria e personalização da experiência de compra online, aumentando assim a satisfação do cliente e impulsionando o crescimento dos negócios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title DigAI: A Chatbot Interface for Fashion Recommender Systems pt_BR
dc.date.issued 2024-02-08
dc.description.abstract The fashion industry has undergone a significant transformation in recent years with the advent of information technology and the proliferation of digital platforms. This change has created an urgent need to effectively communicate with users and address their needs in a personalized and meaningful way. However, the massive size of fashion item catalogs and the explosive number of product combinations and customer preferences have led to a phenomenon known as the information overload problem, which tends to degrade customers’ online experience. To mitigate the effects of this problem and improve customers’ online experience, many fashion businesses have implemented Dialog Systems (DS) as a solution. These systems allow users to interact with a platform and resolve product queries by serving as an interface. However, the complexity of human language poses a significant challenge to the effectiveness and acceptance of these systems, particularly in task-oriented and contextlimited scenarios. The success of a DS in understanding a user’s intent directly impacts their experience with the system. For instance, a sophisticated but poorly performing DS may be worse than a much simpler solution (e.g., a Graphical User Interface (GUI)). As such, designing an efficient and reliable system is critical to delivering satisfactory user experiences. To address this challenge, this work aims to design, develop and evaluate a chatbot called DigAI that serves as an interface for a recommendation system that assists users in finding clothing. To evaluate the chatbot’s performance, usability, hedonic and pragmatic values, potential users in Brazil assessed their overall satisfaction with the chatbot’s effectiveness in providing personalized recommendations as compared to a simpler GUI. This evaluation contributes to the broader effort to improve and personalize the online fashion shopping experience, thereby enhancing customer satisfaction and driving business growth. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36824
dc.date.accessioned 2024-07-23T19:29:42Z
dc.date.available 2024-07-23
dc.date.available 2024-07-23T19:29:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject . Fashion E-commerce pt_BR
dc.subject User Experience pt_BR
dc.subject Dialog System pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Sistema de diálogo pt_BR
dc.subject Experiência do Usuário pt_BR
dc.subject E-commerce de moda pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LANDIM, André Ricardo Dantas Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative DigAI: Uma Interface de Chatbot para Moda Sistemas de Recomendação pt_BR
dc.identifier.citation LANDIM, André Ricardo Dantas Bezerra. DigAI: a chatbot interface for fashion recommender systems 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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