DSpace/Manakin Repository

Saberes e capacidades necessários à formação de professores surdos de libras como L2: um estudo com o gênero entrevista com especialista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1301144396500195 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.advisor-co1ID PORTO, Shirley. B. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Rodrigo Custódio da.
dc.contributor.referee3 SILVA, Lídia da.
dc.contributor.referee4 LEBEDEFF, Tatiana Bolivar.
dc.description.resumo Esta tese está situada na área da Linguística Aplicada e Estudos Linguísticos para Língua Brasileira de Sinais (Libras) mais especificamente, no campo de formação de professores surdos de Libras como Segunda Língua (L2) no ensino superior. Teve como objetivo geral investigar o papel da Sequência de Formação na ação de planejamento de sequência didática de gênero para o ensino da disciplina Libras como L2 na UFCG câmpus CG. Os objetivos específicos para esta pesquisa foram: a) descrever a visão de língua e de ensino de língua subjacente às sinalizações dos professores sobre formação, conteúdo e metodologia utilizados para ensino de Libras como L2; b) identificar as dificuldades dos professores, em termos de saber conceitual (saber a ensinar) e saber fazer (saber para ensinar) na construção da sequência didática de viso-leitura e produção sinalizada de um exemplar do gênero entrevista com especialista; e c) analisar a repercussão de uma sequência de formação sobre a percepção dos professores na construção de sequência didática no contexto de ensino de Libras como L2 centrado no gênero textual. Esta pesquisa se embasa nos seguintes campos teóricos: Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seus objetos de estudo - modelo de análise/descrição de texto, Modelo Didático de Gênero (MDG), Sequencia Didática de Gênero (SDG), Sequência de Formação (SF), agir docente, agir didático e gestos didáticos fundamentais; Letramento Visual (LV), e Letramento Científico (LC). Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, qualitativa, cujo lócus é o câmpus Campina Grande da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os sujeitos colaboradores são cinco professores surdos: três do sexo feminino e dois do sexo masculino. Os procedimentos e instrumentos metodológicos para produção de dados foram os seguintes: gravação em vídeo de uma entrevista semiestruturada e gravação em vídeo de encontros e atividades aplicadas durante a sequência de formação. As análises dos dados mostram a visão de ensino de Libras centrado na gramática da frase e no uso do sinal. Em relação às repercussões da SF sobre a percepção dos professores surdos, as análises mostram que nas etapas de mediação de compreensão das dificuldades e das possibilidades nas discussões e resoluções das atividades houve acréscimos ao saber a ensinar dos professores, como: os conceitos de contexto de produção de gênero e de dimensões ensináveis do gênero. Os resultados obtidos com as análises da primeira mediação mostram que os professores surdos tinham pouca clareza do saber a ensinar centrado no gênero textual. Desse modo, na mediação, o saber e capacidade docentes sobre gênero, ao que parece, não foram suficientemente mobilizados para o ensino de línguas no contexto da formação docente de Libras L2, pois não residem simplesmente na sua prática docente nem no conhecimento didático-pedagógico organizado, mas na capacidade de perceber e ampliar o próprio fazer em novas situações de ensino. Nesse sentido, a SF mobilizada na segunda mediação apresentou possibilidades de ampliação da compreensão dos letramentos com erros que ser transformaram em acertos pelos professores, indicando mobilização da Zona Desenvolvimento Proximal (ZDP) nas mudanças de percepção dos professores surdos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Saberes e capacidades necessários à formação de professores surdos de libras como L2: um estudo com o gênero entrevista com especialista. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-31
dc.description.abstract This thesis is located in the area of Applied Linguistics and Linguistic Studies for Brazilian Sign Language (Libras), more specifically, in the field of training deaf teachers of Libras as a Second Language (L2) in higher education. Its general objective was to investigate the role of the Training Sequence in planning a gender didactic sequence for teaching the subject Libras as L2 at the UFCG campus CG. The specific objectives for this research were: a) describe the vision of language and language teaching underlying the teachers' statements about training, content and methodology used to teach Libras as an L2; b) identify the teachers' difficulties, in terms of conceptual knowledge (knowing how to teach) and knowing how to do (knowing how to teach) in the construction of the visual-reading didactic sequence and signaled production of a copy of the expert interview genre; and c) analyze the impact of a training sequence on teachers' perception in the construction of a didactic sequence in the context of teaching Libras as an L2 centered on the textual genre. This research is based on the following theoretical fields: Sociodiscursive Interactionism (ISD) and its objects of study - text analysis/description model, Gender Didactic Model (MDG), Gender Didactic Sequence (SDG), Training Sequence (SF), teaching action, didactic action and fundamental didactic gestures; Visual Literacy (LV), and Scientific Literacy (LC). This is a collaborative, qualitative action research, whose locus is the Campina Grande Campus of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The collaborating subjects are five deaf teachers: three female and two male. The procedures and methodological instruments for data production were as follows: video recording of a semi structured interview and video recording of meetings and activities applied during the training sequence. The data analyzes show the vision of teaching Libras centered on the grammar of the sentence and the use of the sign. In relation to the repercussions of SF on the perception of deaf teachers, the analyzes show that in the mediation stages of understanding the difficulties and possibilities in the discussions and resolutions of the activities, there were additions to the teachers' knowledge of how to teach, such as: the concepts of context of production of genre and teachable dimensions of the genre. The results obtained from the analyzes of the first mediation show that deaf teachers had little clarity about the knowledge to teach centered on the textual genre. Thus, in mediation, teaching knowledge and capacity about gender, it seems, was not sufficiently mobilized for language teaching in the context of Libras L2 teacher training, as they do not simply reside in their teaching practice nor in didactic-pedagogical knowledge. organized, but in the ability to perceive and expand one's own actions in new teaching situations. In this sense, the SF mobilized in the second mediation presented possibilities for expanding the understanding of literacies with errors that were transformed into successes by teachers, indicating mobilization of the Proximal Development Zone (ZPD) in the changes in perception of deaf teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36838
dc.date.accessioned 2024-07-24T18:54:02Z
dc.date.available 2024-07-24
dc.date.available 2024-07-24T18:54:02Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Saber e capacidade docente pt_BR
dc.subject Libras L2 pt_BR
dc.subject Sequência de formação pt_BR
dc.subject Letramentos pt_BR
dc.subject Abordagem do gênero textual pt_BR
dc.subject Knowledge and teaching capacity pt_BR
dc.subject Pounds L2 pt_BR
dc.subject Training sequence pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Textual genre approach pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge and skills necessary for the training of deaf teachers of Libras as an L2: a study using the expert interview genre. pt_BR
dc.identifier.citation AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. Saberes e capacidades necessários à formação de professores surdos de libras como L2: um estudo com o gênero entrevista com especialista. 2024. 274 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta