dc.creator.ID |
SANTOS, L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3522293375691289 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Andréia Ferreira da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Aline Renata dos. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História, Política e Gestão
Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), do Centro de
Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O estudo investigou
o processo de criação e implantação das políticas de responsabilização educacional no
contexto do estado do Ceará, com foco na região do Cariri cearense, tendo como locus o
município do Crato. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como as
políticas de responsabilização afetam a dinâmica escolar e o trabalho docente e os fatores
que podem interferir nesse processo. Sobretudo, tem a intenção de ampliar a produção
científica na área locus do município em estudo. Como objetivo geral desta investigação,
almejamos compreender os desdobramentos das políticas de responsabilização no
trabalho docente de professores da rede municipal do Crato-CE. Como objetivo
específico, busca-se identificar as especificidades do objeto investigado em seus
múltiplos movimentos, levando em conta os fatores ou processos sociais que contribuem
para sua compreensão, com base no materialismo histórico-dialético (Netto, 2011; Cury,
1985). Os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa são a análise
documental realizada a partir das leis e decretos que regulamentam as políticas de
responsabilização, no estado do Ceará e no município do Crato, e pesquisa bibliográfica,
a partir da análise de dissertações, teses e artigos de autores da área. Também se utilizou
entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, no intuito de mapear os
discursos dos docentes e responder às indagações da pesquisa. Para analisar os dados
coletados, foi feito uso da análise de conteúdo de Bardin (1977). O estudo evidenciou a
presença de políticas de responsabilização educacional presentes no município do Crato,
com foco na mensuração dos resultados, mas também um crescimento significativo nas
práticas educacionais firmadas nos princípios mercadológicos para alcançar os resultados
previstos. Essa responsabilização pautada apenas nos resultados recai sobre as
instituições, professores e alunos, os quais são estimulados a alcançar metas; havendo
sucesso, são contemplados com uma premiação instituída por lei no município. Esta
estratégia se configura como um mecanismo de responsabilização unilateral, pautada no
gerencialismo e no princípio da meritocracia. A visão dos sujeitos participantes da
pesquisa revelou insatisfação e descontentamento com o modelo educacional do
município, sobretudo com a falta de apoio e valorização do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-11 |
|
dc.description.abstract |
The present research is linked to the Research Line on History, Politics, and Educational
Management of the Graduate Program in Education (PPGEd) at the Center for
Humanities of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The study
investigated the process of creation and implementation of educational accountability
policies in the context of the state of Ceará, focusing on the Cariri region of Ceará, with
the municipality of Crato as its locus. The research is justified by the need to understand
how accountability policies affect school dynamics and teaching work, as well as the
factors that may interfere with this process. Above all, it aims to expand scientific
production in the area of the municipality under study. The general objective of this
investigation is to understand the implications of accountability policies on the teaching
work of teachers in the municipal network of Crato-CE. The specific objective is to
identify the specificities of the investigated object in its multiple movements, considering
the factors or social processes that contribute to its understanding, based on historical dialectical materialism (Netto, 2011; Cury, 1985). The methodological procedures used
during the research include documentary analysis based on the laws and decrees that
regulate accountability policies in the state of Ceará and the municipality of Crato, as well
as bibliographic research, based on the analysis of dissertations, theses, and articles by
authors in the field. Semi-structured interviews were also used as a data collection
instrument to map the discourses of teachers and answer the research questions. To
analyze the collected data, Bardin's content analysis (1977) was used. The study
evidenced the presence of educational accountability policies in the municipality of Crato,
focusing on the measurement of results, but also a significant growth in educational
practices based on market principles to achieve the expected results. This accountability
based solely on results falls on institutions, teachers, and students, who are encouraged to
achieve goals; if successful, they are rewarded with a prize instituted by law in the
municipality. This strategy constitutes a unilateral accountability mechanism, based on
managerialism and the principle of meritocracy. The views of the research participants
revealed dissatisfaction and discontent with the municipality's educational model,
especially with the lack of support and appreciation for teaching work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36839 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-24T19:14:27Z |
|
dc.date.available |
2024-07-24 |
|
dc.date.available |
2024-07-24T19:14:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de responsabilização |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação externa |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educational politics |
pt_BR |
dc.subject |
Accountability policies |
pt_BR |
dc.subject |
Educational management |
pt_BR |
dc.subject |
External assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Luane Diniz dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational accountability policies and their consequences in the teaching work of teachers in the city of Crato: a study from a teaching perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Luane Diniz dos. Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |