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Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente.

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dc.creator.ID SANTOS, L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3522293375691289 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Andréia Ferreira da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Aline Renata dos.
dc.description.resumo A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O estudo investigou o processo de criação e implantação das políticas de responsabilização educacional no contexto do estado do Ceará, com foco na região do Cariri cearense, tendo como locus o município do Crato. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como as políticas de responsabilização afetam a dinâmica escolar e o trabalho docente e os fatores que podem interferir nesse processo. Sobretudo, tem a intenção de ampliar a produção científica na área locus do município em estudo. Como objetivo geral desta investigação, almejamos compreender os desdobramentos das políticas de responsabilização no trabalho docente de professores da rede municipal do Crato-CE. Como objetivo específico, busca-se identificar as especificidades do objeto investigado em seus múltiplos movimentos, levando em conta os fatores ou processos sociais que contribuem para sua compreensão, com base no materialismo histórico-dialético (Netto, 2011; Cury, 1985). Os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa são a análise documental realizada a partir das leis e decretos que regulamentam as políticas de responsabilização, no estado do Ceará e no município do Crato, e pesquisa bibliográfica, a partir da análise de dissertações, teses e artigos de autores da área. Também se utilizou entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, no intuito de mapear os discursos dos docentes e responder às indagações da pesquisa. Para analisar os dados coletados, foi feito uso da análise de conteúdo de Bardin (1977). O estudo evidenciou a presença de políticas de responsabilização educacional presentes no município do Crato, com foco na mensuração dos resultados, mas também um crescimento significativo nas práticas educacionais firmadas nos princípios mercadológicos para alcançar os resultados previstos. Essa responsabilização pautada apenas nos resultados recai sobre as instituições, professores e alunos, os quais são estimulados a alcançar metas; havendo sucesso, são contemplados com uma premiação instituída por lei no município. Esta estratégia se configura como um mecanismo de responsabilização unilateral, pautada no gerencialismo e no princípio da meritocracia. A visão dos sujeitos participantes da pesquisa revelou insatisfação e descontentamento com o modelo educacional do município, sobretudo com a falta de apoio e valorização do trabalho docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-11
dc.description.abstract The present research is linked to the Research Line on History, Politics, and Educational Management of the Graduate Program in Education (PPGEd) at the Center for Humanities of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The study investigated the process of creation and implementation of educational accountability policies in the context of the state of Ceará, focusing on the Cariri region of Ceará, with the municipality of Crato as its locus. The research is justified by the need to understand how accountability policies affect school dynamics and teaching work, as well as the factors that may interfere with this process. Above all, it aims to expand scientific production in the area of the municipality under study. The general objective of this investigation is to understand the implications of accountability policies on the teaching work of teachers in the municipal network of Crato-CE. The specific objective is to identify the specificities of the investigated object in its multiple movements, considering the factors or social processes that contribute to its understanding, based on historical dialectical materialism (Netto, 2011; Cury, 1985). The methodological procedures used during the research include documentary analysis based on the laws and decrees that regulate accountability policies in the state of Ceará and the municipality of Crato, as well as bibliographic research, based on the analysis of dissertations, theses, and articles by authors in the field. Semi-structured interviews were also used as a data collection instrument to map the discourses of teachers and answer the research questions. To analyze the collected data, Bardin's content analysis (1977) was used. The study evidenced the presence of educational accountability policies in the municipality of Crato, focusing on the measurement of results, but also a significant growth in educational practices based on market principles to achieve the expected results. This accountability based solely on results falls on institutions, teachers, and students, who are encouraged to achieve goals; if successful, they are rewarded with a prize instituted by law in the municipality. This strategy constitutes a unilateral accountability mechanism, based on managerialism and the principle of meritocracy. The views of the research participants revealed dissatisfaction and discontent with the municipality's educational model, especially with the lack of support and appreciation for teaching work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36839
dc.date.accessioned 2024-07-24T19:14:27Z
dc.date.available 2024-07-24
dc.date.available 2024-07-24T19:14:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Políticas de responsabilização pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Avaliação externa pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject Accountability policies pt_BR
dc.subject Educational management pt_BR
dc.subject External assessment pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Luane Diniz dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational accountability policies and their consequences in the teaching work of teachers in the city of Crato: a study from a teaching perspective. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Luane Diniz dos. Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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