dc.creator.ID |
MORAIS, J. R. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6129072893288182 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIRANDA, Roberto de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIRANDA, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2700493408324446 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Ramonildes Alves. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Luis Henrique Hermínio. |
|
dc.contributor.referee3 |
GRISA, Catia. |
|
dc.contributor.referee4 |
BELIK, Walter. |
|
dc.description.resumo |
No início da década de 2000, o setor supermercadista brasileiro testemunhou um intenso
processo de concentração e multinacionalização, resultando na implementação de políticas de
responsabilidade socioambiental que favoreciam o ingresso da agricultura familiar em suas
cadeias de abastecimento. São exemplos deste tipo de iniciativa o Programa Caras do Brasil,
da rede Pão de Açúcar, e o Programa Clube do Produtor, da rede Walmart. Ambos os
programas motivaram a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) a estabelecer
Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o governo federal em 2011 e 2018, com o
objetivo de promover a inserção comercial da categoria no varejo. Os ACTs beneficiaram
cerca de 14 empreendimentos familiares, evidenciando as complexidades e as restrições
inerentes a esse tipo de interação. Levando em consideração a participação apenas das
cooperativas nordestinas, somente metade delas conseguiu estabelecer relações comerciais. A
COOPERAGRO e a COOPERCUC firmaram contratos, enquanto a COOPATSUL e a
COOPAFAB não lograram êxito nesse sentido. Desse modo, o objetivo desta tese foi
examinar o processo de implementação dos ACTs firmados entre a ABRAS e o governo
federal, a partir das experiências das cooperativas nordestinas nos respectivos acordos.
Buscou-se analisar as dinâmicas sociais e institucionais que impulsionaram esses sistemas
alimentares cooperativos a estabelecer vínculos comerciais com os supermercados, dando
especial ênfase aos fatores facilitadores e restritivos dessas relações comerciais. Observou-se
que ambos os ACTs compartilham em comum a abrangência limitada, a falta de transparência
na divulgação dos produtos adquiridos e dos resultados alcançados. Ficou evidente, portanto,
que os acordos implementados alcançaram um resultado muito aquém do esperado. Isso se
deve à falta de um processo adequado de seleção dos empreendimentos familiares e à
ausência de políticas específicas para dar suporte ao ingresso e à permanência da agricultura
familiar nos supermercados. As experiências bem-sucedidas existentes nos estados do Paraná,
da Bahia e de Santa Catarina, que já indicavam os expedientes necessários para viabilizar esse
tipo de interação, não foram absorvidos nas etapas de formulação e implementação dos ACTs.
A análise das trajetórias e ambientes institucionais das cooperativas nordestinas identificou
uma questão em comum: todas desenvolveram arranjos institucionais de agroindustrialização
e distribuição por meio do acesso aos programas de compras institucionais. Foi justamente
essa capacidade organizacional que as levou a almejar estabelecer relações com os
supermercados. Desse modo, evidencia-se a importância do desenvolvimento de políticas
públicas que promovam interações entre os agricultores familiares e atores cooperativos e
empresariais, com a finalidade de instituir estratégias de agregação de valor e criação de
marcas próprias. Conclui-se, assim, que, para tornar as cadeias de abastecimento
supermercadistas mais receptivas aos alimentos produzidos pela agricultura familiar, é
necessário, em primeiro lugar, promover mudanças nas políticas de compras, tornando-as
mais transparentes e inclusivas, ao promover modelos contratuais favoráveis aos fornecedores
de pequena escala. Em segundo lugar, é crucial fortalecer os sistemas alimentares
cooperativos da agricultura familiar, proporcionando infraestrutura e assessoria técnica. Por
fim, urge estruturar ambientes institucionais que promovam os produtos de origem familiar
como meio de combater a pobreza rural e fomentar a alimentação saudável da população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências
Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Sistemas alimentares, ambientes institucionais e gôndolas supermercadistas: caminhos e descaminhos das agriculturas familiares no Nordeste do Brasil |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-02-26 |
|
dc.description.abstract |
In the early 2000s, the Brazilian supermarket sector witnessed an intense process of
concentration and multinationalization, resulting in the implementation of socio environmental responsibility policies that favored the entry of family farming into their
supply chains. The examples of this type of initiative are the Caras do Brasil Program, run by
the Pão de Açúcar chain, and the Clube do Produtor Program, run by the Walmart chain.
These programs motivated the Brazilian Supermarket Association (ABRAS) to establish
Technical Cooperation Agreements (ACTs) with the federal government in 2011 and 2018,
with the aim of promoting the commercial insertion of the category in retail. The TCAs
benefited around 14 family businesses, highlighting the complexities and restrictions inherent
in this type of interaction. Considering the participation of only the northeastern cooperatives,
only half of them managed to establish commercial relations. The COOPERAGRO and
COOPERCUC entered into contracts, while COOPATSUL and COOPAFAB did not succeed
in this regard. The objective of this thesis was therefore to examine the process of
implementing the ACTs signed between ABRAS and the federal government, based on the
experiences of the northeastern cooperatives in the respective agreements. It aimed to analyze
the social and institutional dynamics that drove these cooperative food systems to establish
commercial links with supermarkets, with special emphasis on the facilitating and restrictive
factors of these commercial relationships. It was observed that both ACTs share in common a
limited scope, a lack of transparency in the disclosure of the products purchased and the
results achieved. It was also evident that the agreements implemented achieved far fewer
results than expected. This is due to the lack of an adequate selection process for family
businesses and the absence of specific policies to support the entry and permanence of family
farming in supermarkets. The successful experiences in the states of Paraná, Bahia and Santa
Catarina, which already indicated the necessary procedures to make this type of interaction
viable, were not absorbed in the stages of formulating and implementing the ACTs. The
analysis of the trajectories and institutional environments of the northeastern cooperatives
identified a common issue: they all developed institutional arrangements for
agroindustrialization and distribution through access to institutional purchasing programs. It
was precisely this organizational capacity that led them to seek to establish relationships with
supermarkets. This demonstrates the importance of developing public policies that promote
interactions between family farmers, cooperatives and businesses actors, with the purpose of
establishing strategies for adding value and creating their own brands. It is conclude,
therefore, that in order to make supermarket supply chains more receptive to food produced
by family farming, it is necessary, firstly, to promote changes in purchasing policies, making
them more transparent and inclusive, by promoting contractual models favorable to small scale suppliers. Secondly, it is crucial to strengthen family farming cooperative food systems
by providing infrastructure and technical advice. Finally, there is an urgent need to structure
institutional environments that promote products of family origin as a means of combating
rural poverty and promoting healthy eating among the population. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36848 |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-25T12:43:39Z |
|
dc.date.available |
2024-07-25 |
|
dc.date.available |
2024-07-25T12:43:39Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
ambientes institucionais |
pt_BR |
dc.subject |
cooperativismo |
pt_BR |
dc.subject |
supermercados |
pt_BR |
dc.subject |
agricultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
public policies |
pt_BR |
dc.subject |
institutional environments |
pt_BR |
dc.subject |
cooperativism |
pt_BR |
dc.subject |
supermarkets |
pt_BR |
dc.subject |
family farming |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, João Rafael Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Food systems, institutional environments, and gondolas Supermarkets: paths and detours of family farms in the Northeast Brazil |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, João Rafael Gomes de. Sistemas alimentares, ambientes institucionais e gôndolas supermercadistas: caminhos e descaminhos das agriculturas familiares no Nordeste do Brasil. 2024. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |