DSpace/Manakin Repository

Estrangeirismos gírios nas redes sociais: descrição e implicações para o ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. R. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3218983858804229 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.advisor1ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.referee1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee2 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.referee2ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.description.resumo Contemporaneamente, é evidenciada uma forma particular de uso da língua, a Comunicação Mediada pelo Computador (CMC), que, recebendo as influências externas do contexto atual, favorece a criação e o uso de termos próprios, como as gírias, as quais, nesse ambiente virtual,são, em grande parte, formadas por material linguístico de outras línguas, materializando, assim, estrangeirismos gírios que podem contribuir com a renovação lexical do português e que circundam o cotidiano de muitos alunos do ensino básico. Destarte, esta monografia teve como objetivo geral analisar as gírias das redes sociais formadas por estrangeirismo na interface com o ensino do léxico. Como específicos, definimos: 1) analisar as gírias formadas por estrangeirismos de língua inglesa que circulam nas redes sociais; 2) discutir como essas gírias favorecem a ampliação do léxico da nossa língua, o português; e 3) refletir sobre como o léxico pode ser abordado em sala de aula, a partir das gírias identificadas pelo processo de importação linguística. Nossos fundamentos teóricos foram baseados na Sociolinguística, para pensarmos sobre a língua e sua relação com a sociedade, a partir de autores como Bortoni-Ricardo (2017; 2004) e Bagno (2017; 2014; 2007), e na Lexicologia, acerca do léxico e da neologia, através das ideias de Carvalho (2014), Trask (2011), Neves (2020) e Correia e Almeida (2012). Para a dinâmica dos estrangeirismos, lançamos mão dos pensamentos de Bechara (2015), Carvalho (2009) e Garcez e Zilles (2004). Sobre a gíria, dialogamos com Preti (1984; 2000; 2004). A respeito do ensino do léxico, utilizamos, sobretudo, as noções de Antunes (2012), Ferraz (2004) e Sarmento (2019). Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza descritivo-explicativa, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Seu percurso foi traçado através da coleta de gírias nas redes sociais Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter, seguida da aplicação de um questionário on-line, através do qual chegamos às gírias mais usadas, com dados sobre aspectos interacionais desse uso, para analisarmos os estrangeirismos gírios em seus sentidos, dados históricos, formação, estrutura, uso e demais classificações indicadas por Carvalho (2009), ao mesmo tempo em que realizamos uma discussão sobre a ampliação lexical através dessas gírias e, em seguida, refletimos sobre o ensino do léxico. Os resultados desta monografia ratificam a potencialidade de ampliação lexical pelos estrangeirismos gírios que circulam nas redes sociais, sendo estes itens que manifestam uma diversidade de sentidos e usos, assim como de estados de formação e aspectos estruturais. Essas importações são, em sua totalidade, lexicais, demonstrando, por um lado, uma padronização dos comportamentos sociais e, por outro, a atribuição de feições próprias dos falantes do português às palavras estrangeiras, seja pela adaptação ou pela especificação de significados e usos. Propomos, com essas análises e a teoria sobre o ensino, reflexões sobre a abordagem do léxico nas aulas de língua portuguesa (LP), ancorados na prática de análise linguística (AL), com o fito de pensar em trabalhos produtivos com os estrangeirismos gírios. Demonstramos, então, a importância desses itens na interação virtual e sua produtividade na ampliação do léxico e no ensino de LP. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa pt_BR
dc.title Estrangeirismos gírios nas redes sociais: descrição e implicações para o ensino. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-09
dc.description.abstract In recent years, a particular form of language use has been evidenced: the Computer Mediated-Communication (CMC), which, receiving external influences from the present context, promotes the creation and use of specific terms, such as slang, which in this virtual environment are, to a large extent, made up of linguistic material derived from other languages, thus materializing foreignism of slang that surround the daily lives of many primary school students and it can contribute to the lexical renewal of Portuguese language. Thus, this monography aimed to analyze social networks slang formed by foreignisms in the interface with lexicon teaching. As specific objectives, we defined: 1) to analyze the slang formed by English language foreignism that circulates on social networks; 2) discuss how the slang promotes the lexicon expansion of our language, Portuguese; and 3) reflect on how the lexicon study can be approached in the classroom, based on the slang identified by the linguistic import process. Our theoretical foundations were based on Sociolinguistics, to think about language and its relationship with society, from authors such as Bortoni-Ricardo (2017; 2004) and Bagno (2017; 2014; 2007), and in Lexicology, about the lexicon and neology, through the ideas of Carvalho (2014), Trask (2011), Neves (2020) and Correia e Almeida (2012). For the dynamics of foreignisms, we used the thoughts of Bechara (2015), Carvalho (2009), and Garcez and Zilles (2004). About slang, we dialogue with Preti (1984; 2000; 2004). Regarding the teaching of the lexicon, we used, most of all, the notions of Antunes (2012), Ferraz (2004) and Sarmento (2019). Methodologically, this research is descriptive-explanatory, with a quantitativequalitative data approach. Its path was traced through slang collection on the social networks Facebook, WhatsApp, Instagram and Twitter, followed by the application of an online questionnaire, through which we arrived at the most used slang with data about interactional aspects of this use, to analyze the slang foreignisms in their meanings, historical data, creation, structure, use and other classifications indicated by Carvalho (2009), while we carry out a discussion on the lexical expansion through the slang, we reflect on the teaching of the lexicon. The results of this monography confirm the potentiality of lexical expansion by the slang foreignism that circulates in social networks, and these items show a diversity of meanings and uses, as well as formation states and structural aspects. These imports are, in their entirety, lexical, demonstrating, on the one hand, standardization of social behaviors and, on the other, the attribution of specific features of Portuguese speakers to foreign words, whether by adaptation or by the specification of meanings and uses. We propose, with these analyzes and the theory about teaching, reflections on the approach of the lexicon in Portuguese language (PL) classes, anchored in the practice of linguistic analysis (LA), aiming to think about productive works regarding slang foreignism. Thus, we demonstrate the importance of these items in virtual interaction and their productivity in the teaching of PL and the lexicon expansion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36853
dc.date.accessioned 2024-07-25T15:42:43Z
dc.date.available 2024-07-25
dc.date.available 2024-07-25T15:42:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estrangeirismos Gírios pt_BR
dc.subject Neologia pt_BR
dc.subject Ampliação lexical pt_BR
dc.subject Ensino do léxico pt_BR
dc.subject Slang foreignisms pt_BR
dc.subject Neology pt_BR
dc.subject Lexical expansion pt_BR
dc.subject Teaching the lexicon pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Carlos Roberto Gonçalves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Slang foreignisms on social networks: description and implications for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Carlos Roberto Gonçalves da. Estrangeirismos gírios nas redes sociais: descrição e implicações para o ensino. 2021. 99 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta