DSpace/Manakin Repository

Modificações ocasionadas pela reforma do ensino médio na Paraíba: a disciplina de geografia no currículo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUTO, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3035747431475645 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, S. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor2ID CARVALHO, L. E. P pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARQUES, Ana Carolina de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID MARQUES, A. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0307241378042814 pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Raphaela Barbosa de Farias.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, R. B. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8359001913499898 pt_BR
dc.description.resumo As formas pelas quais ocorreram as recentes reformas educacionais, especificamente na etapa do Ensino Médio, suscitaram questionamentos, visto o impacto que causou para as disciplinas que já faziam parte dos currículos há muito tempo. Por este e outros motivos, torna-se também necessário tecer considerações sobre as formas pelas quais elas chegaram nas diferentes redes de ensino e sob quais discursos foram consolidadas. Portanto, o presente estudo tem por objetivo principal identificar as modificações ocasionadas pela Reforma do Ensino Médio na Paraíba, particularmente, em Campina Grande, com foco na disciplina de Geografia a partir dos currículos de escolas da rede pública e privada. Para alcançar os objetivos específicos, realizou-se uma revisão bibliográfica em autores que discutem temas como Ensino de Geografia, Currículo, Educação, Poder etc., a saber: Sacristán (2000), Albuquerque (2021), Freitas (2018), Raffestin (1993), entre outros. Essa revisão foi acompanhada de análise das principais leis, decretos, portarias e documentos que auxiliaram e orientaram a consolidação dessas modificações na educação, por meio de uma abordagem, sobretudo, qualitativa. Por meio de tais procedimentos, houve a constatação da existência de diferenças na presença/ausência de uma quantidade significativa de aulas de Geografia nas redes estadual, federal e privadas, estando nessa última o maior quantitativo de horas aulas, quando comparada com as duas outras redes. Entretanto, mesmo as duas primeiras sendo públicas, a estadual foi onde houve a maior redução. Assim, foi possível constatar que desde a idealização até a consolidação, a reforma está relacionada com agentes privados, atuando por meio da ideologia Neoliberal que avançou com mais afinco nos últimos anos para a esfera educacional, concebendo-a como mais uma forma de angariar lucros e reproduzir os seus ideais, visando à formação acrítica e a subalternização de uma classe social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Modificações ocasionadas pela reforma do ensino médio na Paraíba: a disciplina de geografia no currículo. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-05
dc.description.abstract The ways in which recent educational reforms occurred, specifically in the High School stage, raised questions, given the impact it had on subjects that had already been part of the curricula for a long time. For this and other reasons, it is also necessary to consider the ways in which they arrived in different education networks and under which discourses they were consolidated. Therefore, the main objective of this study is to identify the changes caused by the High School Reform in Paraíba, particularly in Campina Grande, focusing on the Geography subject based on the curricula of public and private schools. To achieve the specific objectives, a bibliographic review was carried out on authors who discuss topics such as Teaching Geography, Curriculum, Education, Power, etc., namely: Sacristán (2000), Albuquerque (2021), Freitas (2018), Raffestin (1993), among others. This review was accompanied by an analysis of the main laws, decrees, ordinances and documents that helped and guided the consolidation of these changes in education, through an, above all, qualitative approach. Through such procedures, it was verified the existence of differences in the presence/absence of a significant number of Geography classes in the state, federal and private networks, with the latter having the largest number of class hours, when compared to the two other networks. . However, even though the first two were public, the state one was where there was the biggest reduction. Thus, it was possible to verify that, from idealization to consolidation, the reform is related to private agents, acting through the Neoliberal ideology that has advanced more vigorously in recent years in the educational sphere, conceiving it as another way of raising profits. and reproduce its ideals, aiming at the uncritical formation and subordination of a social class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36854
dc.date.accessioned 2024-07-25T16:36:44Z
dc.date.available 2024-07-25
dc.date.available 2024-07-25T16:36:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Currículo - Reformas Educacionais pt_BR
dc.subject Sistema Neoliberal pt_BR
dc.subject Redes de Ensino pt_BR
dc.subject Geography – Study and Teaching pt_BR
dc.subject Curriculum - Educational Reforms pt_BR
dc.subject Neoliberal System pt_BR
dc.subject Education Networks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Gabriel da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Changes caused by the reform of secondary education in Paraíba: the subject of geography in the curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Gabriel da Silva. Modificações ocasionadas pela reforma do ensino médio na Paraíba: a disciplina de Geografia no currículo. 2024. 55 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta